2020: Setor de TI ultrapassa 10% do PIB do país e atinge 25 bilhões

*Por Jeovani Salomão

“Após uma década de esforços para convergir interesses, elaborar e implantar conjuntamente políticas públicas junto ao Governo Brasileiro, a Assespro comemora o salto significativo do Setor de TI. Na década anterior, onde o setor já dava mostras do seu potencial em áreas específicas como a bancária, eleitoral e arrecadação pública, havia um consenso, entre os empresários, dos problemas que impediam o crescimento. Alto custo da folha de pagamento, relações do trabalho engessadas, carência de profissionais qualificados e o uso inadequado do poder de compra governamental eram fatores que geravam pouco estímulo ao software nacional, constituindo-se em desafios a serem superados.

Tudo começou a mudar com o reconhecimento do governo da importância do setor, adotando uma primeira medida, ainda em 2011 com efeitos práticos em 2012, da desoneração da folha de pagamento. Como vigora até a presente data, o INSS passou a incidir sobre o faturamento das empresas (2,5%) ao invés da folha de pagamento (20%). Além do ganho direto para as empresas, esse movimento inicial gerou uma enorme formalização de postos de trabalho que acarretou na redução do passivo trabalhista das empresas.

A partir daí, principalmente pela força das empresas do setor, reunidas em torno de causas comuns e representadas regional e nacionalmente pela ASSESPRO, iniciou-se um amplo processo de diálogo que permitiu a criação de políticas sérias e de longo prazo, que atacaram frontalmente os problemas detectados na década anterior.

O cenário atual aponta para o crescimento exponencial do setor, com a consolidação de várias marcas nacionais como players globais, competindo com as mais tradicionais fornecedoras globais do setor de Tecnologia da Informação.”

Essa é, sem dúvida, uma notícia que gostaríamos de ver estampada nos principais jornais do país em 2020. Empresários, Governo e Sociedade só têm a ganhar com a ampliação do Setor de TI. No fundo, todos queremos o mesmo, empresas mais fortes, gerando mais empregos e riquezas para o país. Exportando nossa criatividade, nossa cultura, nossa competência. Moldando o mundo, com a invasão da Tecnologia da Informação cada vez mais forte no dia a dia, de um jeito mais brasileiro.

E como chegar lá? O primeiro passo já foi dado. Hoje mais de 1400 empresas, de diferentes portes e com competências das mais variadas, já reconhecem a importância da coletividade e são associadas à ASSEPRO. A ASSESPRO, por sua vez, possui inúmeras iniciativas que buscam benefícios comuns e, ao longo de sua jornada, já obteve diversas vitórias, tais como a Lei de Software, a Lei do Bem, a já citada Desoneração da Folha, além de ter evitado a aprovação de muitos dispositivos legais que seriam prejudiciais ao Setor, se aprovados.

Conforme bem explorado na “reportagem” de 2020, em 2011 a ASSESPRO foi protagonista, junto com as demais entidades que compõem a FNTI, da vitória relativa à desoneração da folha de pagamento. Em evento recente, o diálogo com a SLTI, do Ministério do Planejamento, deu encaminhamentos importantes para a efetiva participação de empresas de pequeno porte nas compras públicas, além de outros esclarecimentos importantes.

Essa é a força da representação coletiva fazendo a diferença. Para alçarmos vôos ainda maiores e tornarmos realidade o cenário vislumbrado para 2020, faz-se necessário que cada empresário tenha uma participação ativa, contribuindo com ideias, apresentando sua realidade e o quê precisa mudar, sensibilizando outros empresários a se associarem e dedicando um pouco de tempo para o bem comum.

A importância da TI no desenvolvimento do país e nosso grande potencial de crescimento são fundamentais para a boa acolhida de nossos pleitos junto ao poder público e a sociedade organizada. Juntos podemos transformar a “reportagem” de 2020 em realidade.  Conto com você nessa jornada!

*Por Jeovani Salomão, vice presidente de Articulação Política da Assespro Nacional- Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

 

 

Share This Post

Post Comment