A InterSystems -empresa desenvolvedora de sistemas de gestão para a área de saúde – acaba de anunciar o lançamento da nova versão do InterSystems TrakCare™, sistema de informações para saúde unificada, que aumenta a segurança do paciente e aprimora a produtividade clínica. As melhorias incluem inovações clínicas e facilidade de uso para apoiar as organizações de saúde em sua missão de melhorar o atendimento ao paciente.
A solução TrakCare é utilizada em 25 países ao redor do mundo, com implementações que variam de hospitais individuais a redes nacionais de saúde. Ela suporta a complexidade de diversos ambientes de cuidados clínicos, laboratoriais e administrativos, em multi-idioma utilizando uma plataforma baseada na Internet que é baseada em um único repositório de dados sobre saúde.
A nova versão aumenta ainda mais os recursos que auxiliam as organizações de saúde a alcançarem melhores resultados, incluindo:
- Funcionalidade de gerenciamento de medicação “Closed Loop” que aprimora a segurança do paciente e a produtividade clínica;
- Novos resumos clínicos, alertas, capacidades de “break the glass” e listas de planejamento de cuidados combinados com melhorias na facilidade de uso, disponibilizando um sistema que os clínicos querem usar;
- Tecnologia patenteada para desbloquear informações importantes, muitas vezes escondidas em notas clínicas.
A United Family Hospitals and Clinics (UFH) - organização de saúde de classe mundial, localizada na China e que implantou o TrakCare há três anos em sua rede de instalações, investiu na nova versão para melhorar o gerenciamento clínico e os processos operacionais. "O InterSystems TrakCare está continuamente sendo aprimorado para se manter na vanguarda das melhores práticas em sistemas de informação de saúde", disse Jenny Shao, diretor de Sistemas de Informação em Saúde para a UFH. "É de grande valor para nós garantir que continuaremos a oferecer qualidade de classe mundial de atendimento em nossos hospitais e clínicas".
No Brasil, o Hospital Português da Bahia, um dos maiores e mais tradicionais do estado, também está implementando a nova versão do TrakCare. Pioneiro no uso da solução no mercado brasileiro, a instituição de saúde utiliza a ferramenta desde 2005 e 100% de sua equipe clínica usam as informações dos prontuários eletrônicos no atendimento aos pacientes. Com a nova versão, o hospital passa a contar com recursos inovadores que facilitam o cotidiano do profissional de saúde, entre eles: layout aprimorado e acesso por meio de dispositivos móveis.
De acordo com Christine Chapman, COO para o TrakCare na InterSystems, "Nossos esforços de desenvolvimento se concentraram em oferecer melhorias significativas construídas com base nas principais necessidades da indústria de saúde, levando em consideração a gestão de medicamentos, análises avançadas e facilidade de uso que oferecem maior potencial para ampliar a segurança do paciente e a eficácia clínica".
Gerenciamento de medicação Closed Loop em uma plataforma unificada
A gestão de medicamentos é um grande foco de desenvolvimento do TrakCare. A solução traz uma série de recursos para reduzir os erros de medicação, que são uma das maiores fontes de erro evitáveis para a maioria das organizações de saúde. No TrakCare, todos os dados relevantes para a gestão de medicamentos reside em um único repositório e uma lógica de programação compartilhada permite que médicos, farmacêuticos e enfermeiros possam trabalhar de forma colaborativa. Esta abordagem unificada “Closed Loop” ajuda a reduzir erros de medicação e torna mais fácil conseguir tempo e economia de custos através da diminuição da entrada de dados, comunicações desnecessárias e desperdício de estoque.
A nova versão do TrakCare oferece uma funcionalidade de gerenciamento eletrônico de medicação que envolve prescrição eletrônica, distribuição e administração de medicamentos. Ela também inclui melhorias significativas no fluxo de trabalho, cartas de medicação configuráveis e recursos adicionais de alertas.
Melhorias clínicas e facilidade de uso ampliam a segurança do paciente
De acordo com o novo relatório sobre “TI em Saúde e Segurança do Paciente”, do The Institute of Medicine "questões de segurança relacionadas com software são frequentemente atribuídas a erros de codificação ou erros humanos. Muitos problemas com a saúde têm relação com usabilidade, implementação e como o software se encaixa com fluxo de trabalho clínico”.
Esta percepção orienta o desenvolvimento do TrakCare. Novas funções clínicas para aumentar a segurança e os cuidados com os pacientes caminham lado a lado com a facilidade de uso e melhorias para ampliar a produtividade clínica. "A InterSystems entende que os médicos enfrentam desafios com pesadas cargas de trabalho e gerenciamento de vários pacientes", diz Chapman. "É por isso que focamos nossos esforços de desenvolvimento na melhor maneira de apresentar e processar informações relevantes, assim os médicos podem manter o foco no que realmente importa".
As funcionalidades clínicas também ganharam reforço. Agora, elas incluem recursos como: novos resumos clínicos, alertas e "break-the-glass”, grades e planejadores para consultas, reservas de leito e sala de operações. Elas são combinadas com facilidade de uso e flexibilidade, incluindo uma nova interface web com fácil navegação para diferentes funções e capacidade de personalizar a informação via Preferências Cirúrgicas, Minhas Listas de Pacientes e Modelos de Resumo Clínico.
O TrakCare também inclui uma tecnologia patenteada chamada iKnow que analisa os índices de dados não estruturados para desbloquear o valor de informações importantes nas notas clínicas ou qualquer outro tipo de texto livre, independentemente da sua origem. O iKnow automaticamente indica os elementos mais significativos nos dados, sem necessidade de qualquer entrada do usuário, nem mesmo um termo de busca.