Inscrições para 2ª edição da Summer School on Big Data

Está aberto o processo seletivo para a segunda edição da Summer School on Big Data, uma Escola de Verão promovida pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) com apoio da EMC. O curso é gratuito e reunirá, no Rio de Janeiro, nos dias 12, 13 e 14 de maio, estudantes, pesquisadores e profissionais de TI de todo o Brasil para um programa focado em temas relacionados ao Big Data.Big Data

A Escola será realizada no prédio do NCE, que está localizado na Cidade Universitária, no Campus Fundão da UFRJ.  Na programação 2014 serão oferecidas 150 vagas distribuídas em três minicursos que acontecerão no período da manhã. Os temas são “Coleta de Big Data autônoma” ministrado por Michael Hinchey – cientista da computação e diretor do Centro de Pesquisa de Engenharia de Software (LERO) da Universidade de Limerick (Irlanda) –, “Linguagem Natural de Processamento” com João Carlos Pereira da Silva – professor doutor do Instituto de Matemática da UFRJ –, e “Ferramentas de descoberta de Ligação e Algoritmos” com Axel Ngonga – líder de projetos em Abstração Semântica (SIMBA@AKSW) na Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Já no período da tarde, nos dias 12 e 13 de maio, são oferecidas 350 vagas para palestras abertas aos inscritos. Professores e profissionais especialistas no assunto comandarão as palestras, como Ismael H. Santos – pesquisador de ciência da computação da Petrobrás –, Patricia Florissi – vice-presidente e CTO da EMC nos Estados Unidos –, Karin Breitman – líder do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Big Data da EMC – e Elaine Tavares - professora adjunta do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ.

Os interessados devem inscrever-se, até o dia 17 de abril, pelo site 2014emcbigdataschool.nce.ufrj.br. A lista dos selecionados será divulgada em maio. Serão oferecidas bolsas de estudo limitadas para auxílio viagem e acomodação dos participantes selecionados fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os candidatos à Summer School on Big Data devem ter formação em Ciência da Computação, Estatística, Matemática, ou áreas afins e interesse em atuar em pesquisa na área de Big Data. A seleção será feita por uma banca acadêmica coordenada por professores da UFRJ.

Para Claudia Motta, chair da Summer School on Big Data e diretora do NCE/UFRJ, a Escola de Verão consolida a importância de ações que promovam a sinergia entre o meio acadêmico e a iniciativa privada para a formação de novos profissionais do país. “Com iniciativas deste perfil, fomentamos o desenvolvimento de profissões no mercado de TI, além de nos ajudar a formatar novos cursos de pós-graduação para atender à demanda do mercado brasileiro”, afirma.

Já Karin Breitman, líder do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Big Data da EMC, ressalta que a Summer School on Big Data também tem o objetivo incentivar a pesquisa em Big Data no Brasil, motivando o surgimento de especialistas no assunto, os quais terão a oportunidade de participar de uma área com grandes perspectivas de crescimento profissional. “Segundo o IDC, os gastos das empresas em Big Data devem atingir US$ 426 milhões de dólares em 2014 no Brasil. Uma das profissões que irá fomentar estes projetos é a de cientista de dados, profissional que atua com Big Data e na análise preditiva de grandes volumes de dados. Precisamos formar este tipo de profissional no Brasil porque este mercado está crescendo nas áreas de pesquisa, técnica e comercial”, revela.

 Investimentos em Big Data

Em 2011, a EMC anunciou planos de abrir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) focado em Big Data para indústria de petróleo e gás, como parte do seu investimento de  US$ 100 milhões em cinco anos no Brasil. O prédio do Centro de P&D localizado no Parque Tecnológico do Rio será inaugurado em maio de 2014. Além das atividades de pesquisa aplicada, o Centro abrigará laboratórios para o desenvolvimento de soluções e um Executive Briefing Center.

Atualmente, o Centro de Pesquisa da EMC trabalha em projetos que visam à geração de inovação e o registro de patentes. Diversas parcerias para o desenvolvimento de pesquisa vêm sendo estabelecidas com companhias locais e global, com a UFRJ e outras universidades no Brasil, e com órgãos governamentais. O Centro de P&D da EMC é um dos quatro centros de pesquisas no Brasil que participa do Programa Estratégico de Software e Serviços de TI (TI Maior), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

 

Serviço:

Summer School on Big Data

Data: 12 a 14 de maio de 2014

Inscrições: até o 17 de abril no site 2014emcbigdataschool.nce.ufrj.br

Investimento: gratuito

Auxílio: bolsas de estudo limitadas para estudantes e profissionais fora da região metropolitana do Rio de Janeiro

Horários:

- Minicursos das 9:30 ao meio-dia nos dias 12, 13 e 14 de maio

- Palestras abertas aos inscritos das 13:30 às 17:30 nos dias 12 e 13 de maio

Local: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais

Endereço: Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Prédio do CCMN, Cidade Universitária – Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ.

 

Assuntos que serão abordados na Summer School on Big Data: 

  • Minicurso: Coleta de Big Data autônoma - Michael Hinchey (LERO/Irlanda)
  • Minicurso: Linguagem Natural de Processamento - João Carlos Pereira da Silva (UFRJ)
  • Minicurso: Ferramentas de descoberta de Ligação e Algoritmos - Axel Ngonga (Universidade de Leipzig/Alemanha)
  • Palestra: Big Data em ação (Petróleo & Gás) - Ismael H. Santos (Petrobrás)
  • Palestra: Big Data nos Negócios - Elaine Tavares (Coppead/UFRJ)
  • Palestra: Big Data: Desafios e Oportunidades - Patricia Florissi (EMC USA)
  • Palestra: Big Data Visto da Nuvem - Karin Breitman (EMC Brasil)

Share This Post

Post Comment