A M2Sys, empresa brasileira com foco em tecnologia e serviços de processamento de documentos por imagem, acaba de dar início a um processo de certificação que irá atestar a qualidade e emprego de boas práticas de engenharia em todo o seu ciclo de desenvolvimento de software. O objetivo é ser uma das primeiras companhias de outsourcing de desenvolvimento do país a conquistar o MPS-BR, programa criado em 2003 pela SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
Para a realização do projeto, a M2sys contará com o apoio do CITS - Centro Internacional de Tecnologia de Software, instituição implementadora do modelo MPS.BR e certificado pela SOFTEX.
Certificada pelo ISO 9001 em 2013, a M2Sys agora direciona seus investimentos para implantar melhorias no setor de desenvolvimento a fim de se tornar referência no modelo de produção de códigos proposto pelo programa. A expectativa é que o projeto esteja concluído até o segundo semestre de 2015.
Alguns dos critérios levados em consideração para a obtenção do selo são a adoção de modelos internacionalmente reconhecidos, práticas controladas e repetitivas de engenharia de software e alinhamento com os requerimentos de negócios dos clientes.
A M2Sys dispõe de soluções próprias de software de captura e gerenciamento de todo o processo de transação por imagem, tecnologia que é desenvolvida por suas próprias equipes, e customizadas para as necessidades dos clientes. Equipes de desenvolvimento de alto nível são mobilizadas para estabelecer o alinhamento das soluções de software da empresa com as regras de negócio específicas de cada usuário.
Os sistemas desenvolvidos pela M2Sys permitem digitalizar documentos no local de origem (como um escritório remoto ou uma agência bancária) e transmiti-los para o Data Center da empresa, onde se utilizam ferramentas de reconhecimento de ICR/OCR, visando a identificação automática do conteúdo dos documentos, os campos não reconhecidos automaticamente serão tratados de forma diferenciada.
Posteriormente os dados são retornados ao cliente provendo agilização ao processo de captura de dados.
A M2Sys com sua vasta experiência já processou mais de 900 milhões de documentos por imagem, os quais foram capturados por milhares de agências bancárias e centenas de escritórios, lojas e pontos empresariais distribuídos pelo Brasil.
Segundo Larissa Romanowski, Coordenadora do Setor de Processos e Qualidade da M2Sys, a qualificação de todo o processo que envolve a criação de um software gera benefícios tanto para os próprios colaboradores quanto para os clientes, uma vez que ganha-se em produtividade e na redução do tempo e investimento dispensados ao projeto.
"Para o mercado, a certificação MPS-BR é um grande diferencial, já que é nacionalmente e internacionalmente reconhecido e gera garantia de qualidade dos produtos e serviços que ostentam o selo", avalia.