Pesquisa da HP identifica novos riscos em TI

A HP divulgou o seu “2011 Top Cyber Sevurity Risks Report” (ou Relatório dos principais riscos de segurança cibernética de 2011), que identifica uma crescente sofisticação e gravidade dos ataques cibernéticos que envolvem segurança, além de detalhar os riscos resultantes destas ações. O relatório apresenta informações para ajudar as empresas e os governos a entender a nova era e o cenário de ameaças, podendo avaliar sua postura e soluções de segurança.

A pesquisa indica que as motivações dos hackers mudam continuamente em função da crescente presença de grupos de “hacktivistas”, tais como Anonymous e LulzSec, que realizam ataques altamente organizados como retaliação por irregularidades percebidas ou motivação ideológica. Além das mudanças na motivação dos ataques, avanços nas técnicas levaram a um aumento na taxa de “sucesso” das violações de segurança. Como resultado, as empresas e órgãos governamentais enfrentam novos desafios na avaliação, identificação e solução destas atividades.

Historicamente, o número de vulnerabilidades descobertas em um ano indicava o estado atual do setor de segurança e ajudava as organizações a priorizar suas formas de defesa. De acordo com o relatório, o volume de vulnerabilidades apenas não é mais um indicador válido no cenário de riscos de segurança. Embora a quantidade de novas vulnerabilidades informadas em aplicativos comerciais continue a diminuir, um grande número delas não é registrada e, portanto, não é divulgada para o setor de segurança global.

 

Share This Post

Post Comment