Elevando o padrão para redes de armazenamento

A medida que tendências como computação em nuvem, big data e a Internet das coisas geram volumes de dados cada vez maiores, gestores de TI enfrentam demandas crescentes por melhores sistemas de armazenamento capazes de acompanhar esse movimento. Para ajudá-los, a Cisco acaba de anunciar novas soluções para redes de área de armazenamento (storage area networks - SANs) que proporcionam melhor desempenho, escalabilidade e confiabilidade do que outros sistemas do mercado. As novas soluções incluem o Cisco® MDS 9710 Multilayer Director, que oferece largura de banda três vezes maior que qualquer  switch modular de armazenamento e o Cisco MDS 9250i Multiservice Fabric Switch, que melhora a eficiência efetuando importantes serviços de redes de armazenamento na matriz SAN.

A demanda das empresas por sistemas de armazenamento de dados está crescendo rapidamente. A consultoria IDC estimou em março de 2012 que as necessidades de armazenamento de dados aumentarão a uma taxa de crescimento composto anual de 61,4% em 2015. À medida que os sistemas de armazenamento crescem, aumenta também a necessidade de melhor integrar esses sistemas a outras infraestruturas críticas de data centers, como sistemas de rede e computação. A Cisco deu o nome de Unified Data Center para sua estratégia para entregar esta integração.

As ofertas de switches modulares de armazenamento da Cisco são componentes do mais amplo e avançado portfólio de redes de data centers fim-a-fim — um portfólio que compreende, switches modulares de armazenamento, servidores, gerenciamento central e o sistema operacional da empresa, o NX-OS. Juntas, as soluções desse portfólio ajudam a uma vasta gama de setores, desde empresas que necessitam de acesso mais rápido a métricas de negócios para uma melhor tomada de decisões, até profissionais de saúde que acessam informações sob demanda sobre exames, tratamento, centros cirúrgicos e quartos de pacientes.

Principais destaques

 

Novo Cisco MDS 9710 Multilayer Director

 

Cisco MDS 9710 Multilayer Director estabelece uma nova referência de desempenho, proporcionando 24 terabits por segundo de capacidade total de switching, quase o triplo da largura de banda de qualquer switch do setor.

 

  • Suporta tanto Fibre Channel de alta densidade quanto Fibre Channel sobre Ethernet, permitindo operações consistentes de redes SAN e LAN.

 

  • Oferece conectividade de armazenamento para aplicativos de missão crítica, volumes massivos de dados, drives de estado sólido (SSD - solid state drives) e ambientes baseados em nuvem sem impactar as atuais operações de TI.

 

  • Projetado para crescimento sem atualizações do tipo rip-and-replace, com 24 Tbps de capacidade total de switching para Fibre Channel capaz de suportar o crescimento de qualquer organização para além das necessidades atuais.

 

  • O Cisco MDS 9710 Multilayer Director baseia-se no legado MDS de operações contínuas, incluindo atualizações de software, oferecendo funcionalidades com a mais alta tolerância a falhas, com ventilação redundante N+1, matrizes de switching e fontes de energia ou redundância de grade (N:N).

 

  • Permitindo escalabilidade para qualquer SAN com o novo  switch de 48 portas com 16 GB Fibre Channel e módulos de 48 portas com 10 GB FCoE, o Cisco MDS 9710 Multilayer Director suporta até 384 portas operando a 16 GBFibre Channel ou FCoE em um único chassi de 14 RU.

 

  • Proporciona consistência operacional no data center, permitindo que os clientes usem a experiência e o conhecimento da equipe e os processos existentes para minimizar a gestão de mudanças ao migrar para novas plataformas.

 

Novo Cisco MDS 9250i Multiservice Fabric Switch

 

Cisco MDS 9250i Multiservice Fabric Switch oferece serviços de armazenamento, incluindo o acelerador Cisco I/O e o Data Mobility Manager, que aprimoram a eficiência da rede SAN ao prestar importantes serviços de armazenamento de maneira centralizada no fabric. Essa arquitetura reduz o tempo e recursos necessários para executar funções comuns de gestão de armazenamento, simplifica e acelera a proteção de dados para adequação regulatória.

 

  • Oferece até 40 portas de 16GB FC/FICON, 8 portas de 10 GE FCoE, e 2 portas de 1/10GEFCIP/iSCSI, ao mesmo tempo em que proporciona um amplo conjunto de serviços de armazenamento por licenciamento.

 

  • A Extensão SAN simplifica a proteção de dados e a continuidade de negócios ao permitir backup, replicação remota e outros serviços de recuperação de desastre em distâncias WAN usando tunelamento FCIP de padrão aberto.

 

  • O Cisco I/O Accelerator (IOA) proporciona aceleração para aplicativos MAN/WAN e criptografia por hardware para operações de backup e replicação, tornando muito mais fáceis a recuperação de desastre e adequação regulatória.

 

  • O Cisco Data Mobility Manager permite a fácil migração de dados de LUN a LUN ou array to array, com rapidez e sem interrupção do acesso aos dados.

 

O Cisco MDS 9710 Multilayer Director já está disponível; o Cisco MDS 9250i Multiservice Fabric Switch está previsto para lançamento no terceiro trimestre de 2013. A linha de produtos MDS Storage Networking da Cisco tem suporte e revenda em fabricantes de armazenamento autorizados (do inglês, OSMs – Original Storage Manufacturers).

" Este anúncio consolida a liderança tecnológica da Cisco no mercado de switch modular de armazenamento", disse David Yen, vice-presidente sênior do Data Center Group da Cisco. "A Cisco continua oferecendo a maior profundidade e largura para uma matriz unificada de data center fim-a-fim. Em conjunto com nosso ecossistema de parceiros, estamos reformatando o data center como um elemento chave de TI que transforma a continuidade e operações de negócios para os clientes, e que é crucial para os atuais ambientes competitivos."

Share This Post

Post Comment