A Atos, líder internacional em serviços digitais, está transformando o site de Londrina (PR) em seu principal Centro de Inovação e Tecnologia na América do Sul.
Inaugurada em 2013 com 80 funcionários, voltados inicialmente para atividades de suporte de TI, a planta cresceu e conta hoje com 560 colaboradores, ampliando seu escopo de atuação para o desenvolvimento de produtos, soluções e plataformas, alinhadas à visão global do grupo sobre transformação digital.
Dentre as principais novidades desenvolvidas pelos especialistas da Atos em Londrina, destaca-se o Atos Connected Shopping, aplicativo de transformação do varejo que acaba de ser lançado no mercado.
O app aprimora a experiência de compra em estabelecimentos como supermercados, atacadistas e lojas de materiais de construção, por exemplo, ao eliminar a necessidade de o cliente circular pelo estabelecimento carregando os produtos em carrinhos. Com o Atos Connected Shopping basta escanear o código de barras ou QR Code com o celular, pagar no caixa e retirar o produto na saída da loja.
Outra solução inovadora é o Auro, software de automação que utiliza a tecnologia de computação cognitiva para sistematizar a coleta de dados em documentos de texto e tabelas, por exemplo, eliminando a necessidade de digitação manual de informações.
O objetivo da aplicação, que já está disponível, é reduzir custos e erros com processos burocráticos, promover ganho de tempo e otimizar a mão de obra, permitindo que o capital humano das empresas seja direcionado para atividades de maior valor.
“Os ótimos resultados obtidos em um espaço de apenas quatro anos reforçam nossa convicção sobre o acerto da escolha por Londrina. Vamos continuar investindo na formação e desenvolvimento de nossos profissionais para continuar crescendo aqui”, comenta Yves Guillaumot, CEO da Atos América do Sul.
Desenvolvimento da região
A escolha de Londrina para sediar o Centro de Inovação e Tecnologia da Atos levou em consideração a localização geográfica e o potencial econômico e de recursos humanos da região.
Desde sua chegada a Londrina, a Atos tem promovido parcerias com universidades e outras instituições de ensino da região, como Unifil, Unopar, UEL e Senai, para promover a formação de profissionais especialistas em tecnologia. Desde 2014, a empresa é conveniada ao Pronatec, programa do governo federal voltado ao ensino técnico.
As ações de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores da sede de Londrina também já começam a se refletir na primeira geração de profissionais formados localmente que se tornaram gestores.
Jogos Olímpicos
Outro ponto alto da operação da Atos em Londrina ocorreu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Pela primeira vez na história das Olimpíadas, parte da operação de TI foi realizada fora da cidade sede.
A atuação do time de Londrina, que contou com a contratação de 70 novos profissionais, recebeu diversas notas máximas em pesquisas de satisfação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante o período de competições.
Essa experiência é a base para o próximo passo da transformação digital dos Jogos, que ocorrerá em 2018, em Pyeongchang, Coreia do Sul. De forma inédita, toda a operação de tecnologia da próxima Olimpíada de inverno será realizada de forma remota, a partir de um centro de operações na Espanha