McAfee lança serviço de análise de postura de segurança para empresas da América Latina

McAfee lança serviço de análise de postura de segurança para empresas da América Latina

Após identificar a dificuldade das empresas em conhecer a própria postura em relação à segurança da informação, a equipe de serviços de segurança da McAfee do Brasil desenvolveu um serviço chamado Express Security Road Map Assessment, que analisa a postura atual de segurança das empresas e apresenta um plano de transformação para orientar as mudanças e melhorar a segurança corporativa.

Jeferson Propheta, diretor de serviços de segurança da McAfee para a América Latina, explica que este mercado muda muito rápido, sempre tem alguma novidade, e é impossível acompanhar tudo. “Muitas vezes o cliente não sabe o que precisa comprar e faz investimentos sem entender se aquilo vai realmente resolver o seu problema”, explica Propheta.

Em contato com as empresas da América Latina, a equipe percebeu a demanda por um serviço que desse visibilidade aos executivos sobre a sua própria estrutura de segurança e orientasse as ações e investimentos na área. “As empresas acabam comprando muitos produtos e mesmo assim o nível de segurança continua baixo, isso porque a segurança não depende apenas da tecnologia, precisa também de processos bem definidos e pessoas bem treinadas. Por isso queremos dar maior visibilidade para os executivos e técnicos que lidam com a segurança corporativa, fazê-los enxergar onde está o problema e o que fazer para proteger os dados críticos e minimizar os riscos”.

O Express Security Road Map Assessment é focado em dois pilares: governança e tecnologia. Na área da governança são analisadas as políticas, processos e procedimentos da empresa, enquanto na área da tecnologia são analisadas as situações das redes, endpoints e operações.

A equipe de especialistas analisa o estado atual de segurança da empresa como um todo, avalia qual é o nível de maturidade em cada área e entrega um relatório que inclui uma nota sobre a postura de segurança do cliente baseado nas melhores práticas de segurança, incluindo conceitos da ISO 27002.

Depois da avaliação, o passo seguinte é definir o Mapa de Transformação, um roteiro separado por áreas, problemas e níveis de criticidade, com um plano que irá endereçar os desafios encontrados e os passos para resolver cada um deles. “O mapa mostra quais são as ações mais críticas e que merecem atenção imediata e outras que não são tão urgentes para a continuidade do negócio, mas que devem ser tratadas em médio ou longo prazo. Se existem falhas básicas nos processos não adianta comprar um produto novo antes de arrumar isso, ele não vai funcionar”, explica Propheta.

Os benefícios para o cliente incluem conhecer a postura de segurança atual da empresa, aumentar a visibilidade e conhecer as vulnerabilidades, além de ter um plano para aumentar a segurança efetivamente e direcionar assertivamente os investimentos na área.

O novo serviço é adequado para diversos perfis de clientes e se encaixa muito bem nas necessidades das empresas de pequeno e médio porte. No caso de grandes empresas o serviço é recomendado para analisar determinados departamentos, especialmente os que lidam com dados mais críticos, onde há maior preocupação com a segurança.

O serviço foi desenvolvido pela McAfee do Brasil no final do ano passado e está disponível para toda a América Latina.

Share This Post

Post Comment