Empresa de big data em educação situa a análise de dados no centro da gestão escolar

Analisar e apresentar dados para auxiliar as escolas em suas estratégias pedagógicas. Esse é o foco da Tuneduc, empresa de big data focada no universo educacional, que estará presente na Feira Bett Brasil Educar, que acontece em São Paulo de 20 a 23 de maio. Para demonstrar  a importância da análise de dados para a gestão escolar, a Tuneduc irá apresentar aos professores, coordenadores e diretores de escola diversos produtos e serviços criados pela empresa, como o Módulo Enem, Jornada Enem, Módulo Sisu e Módulo Prosa.educacao-quebra-cabeca

No estande da Tuneduc na Educar, as escolas poderão checar alguns resultados alcançados por seus alunos no Enem. Será possível identificar na hora as habilidades em que os alunos registram o maior e o menor desempenho. Os participantes poderão verificar essas informações no ato, visitando o estande 186 da Feira Educar.

"Essa demonstração é apenas um pequeno exemplo de como as ferramentas da Tuneduc podem ajudar escolas de todo o país a melhorar o seu ensino e o desempenho dos alunos em provas como o Enem - isso tudo com base na análise e na interpretação de um grande volume de dados a respeito da própria escola", explica o professor Luis Laurelli, diretor executivo da empresa.

"A equipe escolar pode consultar dados que mostram o perfil da instituição, além de comparar os resultados obtidos pelos seus alunos em provas oficiais com os resultados de suas concorrentes diretas, regionais ou com outras escolas do Brasil".

Na Feira Educar, a Tuneduc irá apresentar aos participantes os produtos da empresa -  Módulo Enem, Módulo Simula,  Módulo Prosa e Jornada Enem. "Além disso, vamos divulgar o lançamento de um novo produto: o Geoescola".

"O Geoescola é uma ferramenta que vai revolucionar a forma como as escolas particulares traçam sua estratégia empresarial por meio do geomarketing", adianta o professor. "O lançamento oficial será feito já no segundo semestre de 2015. A Feira Educar será uma ótima oportunidade de os participantes conheceram essa nova ferramenta em primeira mão", completa Laurelli.

Ferramentas de gestão educacional

Utilizando dados públicos (extraídos do Censo Escolar, dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio e de outros estudos oficiais) e dados privados (gerados pela própria escola), a Tuneduc formata produtos customizados para instituições de ensino públicas e privadas.

"Através das nossas plataformas online, diretores, coordenadores e professores podem consultar gráficos e análises que apresentam, de forma objetiva e de fácil compreensão, como tem sido o desempenho da escola ao longo dos anos em diferentes provas - desde simulados aplicados na escola até a atuação do colégio ao longo das edições do Enem", comenta Laurelli.

"Os alunos também podem ter acesso a algumas dessas análises para acompanhar a sua evolução durante as preparações para o Enem, por exemplo, e até verificar a probabilidade de ingressar em alguma faculdade participante do Sisu com o resultado obtido nos simulados que fizeram na escola".

Confira alguns dos produtos da Tuneduc:

Módulo Enem: por meio de gráficos e tabelas disponibilizados numa plataforma online, o Módulo Enem oferece um exame minucioso dos resultados dos alunos no Enem. A equipe pedagógica poderá visualizar o desempenho dos seus alunos questão por questão do Enem, identificar os pontos fortes na aprendizagem dos alunos e em quais habilidades, competências e objetos de conhecimento os estudantes precisam melhorar em relação aos conteúdos prioritários exigidos pelo Exame, além de muitas outras possibilidades de análise. Todos os resultados apresentados pela plataforma podem ser comparados com os resultados de escolas concorrentes, das escolas da região ou do Brasil.

Módulo Simula: O Módulo Simula é uma ferramenta que compara os resultados de um determinado simulado realizado pelos atuais alunos da escola aos resultados obtidos pela instituição nas edições anteriores do Enem - ou seja, o Módulo Simula apresenta os resultados dos alunos que ainda estão na escola e que irão prestar o Enem. O Módulo Simula também traz o Sisumetro - uma funcionalidade que, a partir da análise de resultados, mostra a probabilidade dos alunos ingressarem nos cursos de ensino superior que adotam o Sisu.

Jornada Enem: lançada em parceria com a empresa Primeira Escolha, a Jornada Enem propõe-se a auxiliar as escolas, desde o início do ano letivo, na preparação contínua dos alunos para a próxima edição do Enem. Por meio de uma sequência de simulados, a escola poderá, com a Jornada Enem, diagnosticar o grau de conhecimento de suas turmas de 3º ano do Ensino Médio e preparar ações pedagógicas que forneçam um suporte mais eficaz aos alunos. Os alunos também poderão ter acesso aos resultados dos simulados em que participaram - e terão, ainda, a possibilidade de acompanhar o seu desempenho individual através dos gráficos.

Módulo Prosa: Essa plataforma foi desenvolvida especialmente para as escolas públicas de ensino fundamental de Salvador (BA). O Módulo Prosa acompanha o desempenho dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Programa Salvador Avalia - e apresenta os resultados aos professores, que terão, a partir das análises, uma poderosa ferramenta para melhorar o ensino oferecido aos alunos. O Módulo Prosa recebe financiamento pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Itaú BBA, além de contar com a parceria da Universidade de Duke, nos EUA.

Geoescola: Geoescola é o mais novo produto de Big Data da Tuneduc. Trata-se de uma plataforma inovadora e poderosa, integrada ao Google Maps, que auxilia escolas, sistemas de ensino, empresas de soluções educacionais e mantenedores no seu planejamento estratégico. A equipe da Tuneduc coletou e organizou um enorme conjunto  de dados públicos e, a partir deles, gerou uma série de indicadores fundamentais para transformar a cultura de planejamento estratégico das instituições de ensino.

Share This Post

Post Comment