Granado investe em upgrade de seu ERP

Após identificar a necessidade de uma solução que acompanhasse o crescimento da empresa, a Granado, companhia que atua há 143 anos no mercado de cosméticos, investiu na migração do ERP Oracle JD Edwards, da versão B733.4, para a mais moderna, a 9.1, utilizando o Oracle WebLogic Server como servidor WEB. Para a realização da implementação, foi contratada a MPL Corporate Software, empresa de TI especializada em soluções de gestão empresarial.

A Granado utiliza a plataforma JD Edwards há mais de uma década, e com a consolidação do grupo nos últimos anos, ficou evidente a necessidade de atualização do ERP, uma vez que a tecnologia e inovações do software estão totalmente alinhadas às melhores práticas do mercado corporativo mundial, e em sinergia com a estratégia da empresa.

A fabricante de produtos cosméticos é parceira da MPL em outras soluções, e a proximidade constante e o pronto atendimento sempre que há necessidade, aliados à capacidade técnica dos profissionais da integradora, foram pontos decisivos para a escolha da empresa.

Na implantação, o principal desafio encontrado foi a adaptação dos usuários com a plataforma web, que sentiram um pouco no início dos testes. “Uma tarefa bem árdua foi adaptar os sistemas satélites à nova versão, mas todo trabalho das equipes de TI da Granado e MPL fizeram a diferença para o sucesso da operação”, diz Plinio Bellas, CIO da Granado.

O ERP JD Edwards é utilizado em todas as áreas da empresa, ou seja, as previsões de vendas dão início ao processo no MPS/MRP, que geram os dados necessários para a produção solicitar matéria-prima e embalagens ao setor de compras. Já com o produto fabricado e embalado, tudo é transferido para o depósito que recebe, via EDI ou AFV (Automação da Força de Vendas), e os pedidos são separados, conferidos via coletores de dados ligados à plataforma e faturados. Depois disso, toda parte contábil e fiscal trabalha para produzir os resultados, gerando contas a pagar e receber.

“Podemos fazer um paralelo com os programas que rodavam em batch durante a madrugada e levavam cerca de seis horas, e hoje levam uma hora e meia. Fizemos o primeiro fechamento do mês na nova versão e tudo ocorreu sem nenhum transtorno”, reforça Bellas.

Após a implantação da solução, a empresa identificou ganhos em evolução tecnológica, maior performance e qualidade das aplicações, escalabilidade e uma plataforma totalmente web.

“A ferramenta está muito estável e confiável. Nossa estratégia de fazer um projeto a quatro mãos com a MPL foi muito bom e deu o resultado esperado, ou seja, sucesso no GO LIVE e capacitação da minha equipe à nova versão”, finaliza Plinio.

Fundada em 1870 no Rio de Janeiro, a Granado conta com 1,2 mil colaboradores, 18 lojas próprias em 11 cidades, está presente em todo o país com produtos em supermercados, farmácias e drogarias, além do e-commerce, e fechou 2012 com faturamento de R$ 240 milhões.

 

Share This Post

Post Comment