Estrutura completa de rede definida por software do setor para nuvem

A HP anuncia uma inovadora estrutura (fabric) de rede de datacenter construída em arquitetura HP FlexNetwork, que oferece escalabilidade duas vezes maior(1) e 75% menos complexidade em relação às ofertas de rede atuais(2). O lançamento ainda permite aos clientes reduzir o tempo para provisionamento da rede de meses para minutos(3), oferecendo maior agilidade dos negócios.

À medida que as empresas adotam um ambiente em nuvem, as arquiteturas de rede legadas cedem à demanda a aplicações e serviços que oferecem acesso instantâneo e uma experiência de usuário de alta qualidade. As organizações também lutam com a complexidade de projetos de estruturas de rede dos datacenters atuais que requerem configurações manuais de dispositivo para dispositivo, limitando assim o desempenho de aplicativos que utilizam muita largura de banda.

A HP apresenta hoje soluções que transpoem essas barreiras por meio de uma série de switches de datacenter de rede definida por software (SDN, do inglês Software Definied Network) que oferecem recursos avançados de automação e escalabilidade inigualáveis(4)para aplicações que utilizam muita largura de banda, como Hadoop. Entre os lançamentos está o novo HP FlexFabric 12900, primeiro switch core habilitado para OpenFlow(4), capaz de escalar para atender às demandas de cargas de trabalho cada vez mais virtualizadas.

“Ao longo dos últimos 20 anos, as redes de datacenters foram se tornando antiquadas e incapazes de suportar novas demandas corporativas para nuvem, virtualização e big data”, afirma Bethany Mayer, vice-presidente sênior e gerente geral da HP Networking. “A HP é hoje a única empresa do setor capaz de oferecer uma completa estrutura de rede de datacenter definida por software, com inovações que permitem que as empresas criem uma fundação de networking que irá atender às necessidades atuais e futuras”, completa.

Ao simplificar operações e o projeto de redes, as novas soluções da HP Networking permitem que as empresas:

·    Aumentem a produtividade de TI ao unificar a estrutura virtual e física com o novo software HP FlexFabric Virtual Switch 5900v que, em conjunto com o switch físico HP FlexFabric 5900, oferece funcionalidades avançadas de rede como políticas e qualidade de serviço para um ambiente VMware. A tecnologia integrada Virtual Ethernet Port Aggregator (VEPA) fornece uma clara separação entre administrações de rede e servidor para oferecer simplicidade operacional.

·    Reduzam o espaço ocupado pelo datacenter com o HP Virtualized Services Router (VSR), roteador de serviços virtualizados que permite que os mesmos sejam oferecidos em uma máquina virtual (VM), eliminando hardware desnecessário ao aproveitar a primeira(4)virtualização de funções de rede (NFV) com base em software da indústria.

 “As redes de data center de hoje são ligeiramente estáticas e limitadas em sua capacidade de expansão – também são complexas e requerem provisionamento manual para aplicativos virtualizados e de nuvem”, comenta Rohit Mehra, vice-presidente de Infraestrutura de rede da IDC. “O portfólio da HP de switches físicos e virtuais, assim como sua estrutura de rede habilitada para SDN, indica sua prontidão para superar muitos desses desafios, fornecendo aos clientes simplicidade, escalabilidade e automação para capacitar novos serviços e aplicativos para o datacenter”, diz.

 

Expandir a estrutura do data center para um melhor desempenho dos aplicações

As soluções HP FlexFabric melhoram a experiência de aplicativos de usuário final e possibilitam que as empresas:

·    Aprimorem o suporte para aplicativos complexos com alto consumo de dados com o switch HP FlexFabric série 12900, que gerencia picos de largura de banda com TRILL (Transparent Interconnection of Lots of Links) integrada padrão, que transporta até três vezes mais dados pela rede por porta Ethernet de 40 gigabits (GbE) em comparação com os principais concorrentes.(4)

·    Melhorem o desempenho de aplicativos virtualizados em até 50%(5) com o HP FlexFabric 11908, primeiro switch de agregação habilitado para OpenFlow do setor(4), que oferece conectividade de 10/40 GbE para servidores blade como servidores HP c-Class com módulos Virtual Connect FlexFabric, permitindo a implantação flexível e econômica para datacenters.

·    Aumentem a resiliência ao simplificar o fornecimento de serviços de rede com o roteador HP HSR série 6800, que consolida o roteamento, o firewall, a comutação e mais de cinco vezes(6)os serviços de segurança de outras soluções em um único dispositivo que oferece suporte a milhares de usuários.

“Em nosso Laboratório de Interoperabilidade garantimos a interoperabilidade e a conformidade com padrões para produtos de rede em um ambiente independente e neutro”, conta Christina Dube, gerente sênior de Funções de Conexão do Laboratório de Interoperabilidade da Universidade de New Hampshire. “Recentemente testamos a interoperabilidade da primeira funcionalidade TRILL baseada em padrões do setor com o software de switch Comware 7, disponível no portfólio HP FlexFabric”, completa.

Nosso datacenter legado limitou a escala das aplicações e serviços de clientes para os quais podíamos oferecer suporte”, lembra Masaki Hayashi, diretor da Divisão de Tecnologia da  IDC Frontier, subsidiária do Yahoo! Japão. “Consideramos uma variedade de tecnologias e selecionamos a HP para ajudar a projetar uma estrutura de rede de datacenter com base na TRILL de padrão inovador para oferecer serviços de nuvem pública diferenciados, de alto desempenho e de grande escala em nossos datacenters em todo o Japão”, ressalta.

Automatize a rede com gerenciamento e SDN

O gerenciamento exclusivo em um único painel da HP automatiza o fornecimento acelerado de aplicação e serviços para dispositivos de rede tradicionais e habilitados para SDN do datacenter para o campus e a filial. Isso permite que os clientes:

·    Aprimorem o desempenho de aplicativos com modelos para serviços de rede, que simplificam e automatizam configurações para aplicativos da borda para o núcleo com o software HP Intelligent Management Center (IMC) Virtual Application Network Resource Automation Manager.

·    Simplifiquem o gerenciamento de operações de infraestrutura de rede tradicionais e de SDN com o HP IMC SDN Manager, o primeiro software completo de gerenciamento de políticas, monitoramento e configuração do setor que abrange redes de campus, filiais e datacenters.(4)

Foco na inovação e nos negócios

A HP Technology Services, unidade de serviços de consultoria e suporte da HP, auxilia no desenvolvimento e na operação de redes complexas de datacenter para realocar recursos para inovação e crescimento dos negócios. Os novos serviços incluem:

·    Workshop de experiência em transformação da conectividade da HP – ajuda as empresas a alcançar agilidade e escala de rede com uma estratégia definida para transformação do ambiente de conectividade que alinha os negócios e as metas de TI.

·    Serviço HP IPv6 Roadmap – fornece acesso a experientes consultores para desenvolver um roteiro de transição para o IPv6, ao considerar todos os seis domínios afetados por essa transição: rede, segurança, infraestrutura, dispositivos, aplicativos, governança e finanças.

·    HP Datacenter Care for Networking – oferece um único ponto de contato para suporte reativo e serviços proativos que permitem que os clientes solucionem rapidamente problemas de rede, desenvolvam a rede para atender às necessidades de negócios em mudança e reduzam tarefas administrativas de TI, permitindo que se concentrem na inovação da tecnologia.

 

Share This Post

Post Comment