Fujitsu anuncia Smart Grid como novo negócio

A Fujitsu anunciou que desenvolverá soluções para Smart Grid como nova linha de negócios para o mercado brasileiro. Batizada como WisReed, a solução da Fujitsu é aplicada  em medição inteligente (Smart Metering) e aplicações em Smart Grid, já sendo realidade no Japão, Estados Unidos.

Segundo Ronald Avelar, especialista em Smart Network Technology da Fujitsu, a WisReed será embutida em medidores inteligentes localizados nas casas dos consumidores finais. “Esses medidores formam uma extensa rede de comunicação em malha sem fio, que transmite mensagens de dados e de controle por toda sua extensão até a Concessionária. A solução AMI possibilita a comunicação bidirecional entre os medidores inteligentes e a Concessionária, permitindo não somente a leitura remota do medidor, mas também o corte e religação do fornecimento de energia e identificar faltas de energia”, explica Avelar.

As características mais significativas da solução AMI (Infraestrutura Avançada de Medição) da Fujitsu é a baixa latência, que permite comunicação em tempo real e a conexão em banda larga, deixando espaço para as concessionárias de serviços públicos utilizarem outras aplicações focadas em Smart Grid, tais como Sistema de Supervisão e a Aquisição de Dados e a Automação da Distribuição,  integradas nesta mesma rede de comunicação.

 

Share This Post

Post Comment