Cisco VNI estima que a Internet cresça quatro vezes nos próximos anos

A Cisco divulgou os resultados do estudo Cisco Visual Networking Index (VNI), a iniciativa contínua da empresa para prever e analisar o crescimento de redes IP e as tendências globais. A atualização do estudo VNI abrange os anos de 2011 a 2016 e faz uma projeção quantitativa do tráfego IP esperado para redes públicas e privadas, incluindo o tráfego de Internet, IP gerenciado e dados móveis gerados por consumidores e usuários corporativos.

Este ano, a Cisco também desenvolveu um novo estudo complementar o Prognóstico de adoção de serviços do Cisco VNI, que inclui taxas de crescimento de serviços corporativos, de consumidor móvel e residencial em âmbito global e regional. No Brasil, a Cisco apresenta os dados em evento em Brasília com a presença de representantes de operadoras e governo.

Em 2016, estima-se que o tráfego IP global anual será de 1,3 zetabyte (um zetabyte equivale a um sextilhão de bytes ou um trilhão de gigabytes). O aumento projetado do tráfego IP global apenas entre 2015 e 2016 é de mais de 330 exabytes, valor quase igual à quantidade total do tráfego IP global gerado em 2011. De acordo com o estudo, em 2016, os países com o nível mais alto de geração de tráfego serão Estados Unidos (22 exabytes por mês) e China (12 exabytes por mês).

Share This Post

Post Comment