Evoluindo com os documentos: parte 3 Da biblioteca ao e-book

Os primeiros livros impressos foram feitos à semelhança dos rolos manuscritos, pois a desconfiança da população em relação à novas ideias e tecnologias era marcante desde àquela época. Por exemplo, o Sutra do Diamante, rolo chinês impresso no ano 868 d.C. utilizava blocos de madeira e era muito semelhante aos rolos manuscritos, e a primeira coisa que o leitor via ao abrir o rolo era uma gravura, tal qual em muitos livros atuais. Ou seja, ainda buscamos fazer parecido com o que os nossos ancestrais estavam acostumados. 

[private] Em 1455, Gutenberg produziu a primeira Bíblia impressa contendo em cada página duas colunas de 42 linhas. Foram feitos aproximadamente 170 exemplares, alguns em pergaminho e outros em papel. Cada Bíblia possuía 1,2 mil páginas em dois volumes separados.

Em 1829, William Austin Burt produziu o primeiro modelo de uma máquina de escrever de madeira. Esse novo equipamento não fez sucesso, pois era mais lento que o processo manuscrito. Só em 1867 é que Christopher Scholes inventou um modelo eficiente que passou a ser fabricado em série. Assim as pessoas puderam ter mais rapidez na geração de seus documentos e na organização, tendo a certeza de que outras pessoas não teriam dificuldade em entender seus manuscritos. No início do século XX surgiram as máquinas elétricas. O objetivo agora era diminuir o esforço de digitação.

Por volta de 1950, todo o trabalho de preparação de cartas, ofícios e documentos oficiais era realizado por máquinas de escrever. Uma curiosidade é que no início do uso dessas máquinas, as letras no teclado eram organizadas em ordem alfabética e ao se datilografar com velocidade isso causava a sobreposição das varetas que continham os tipos. Por isso foi inventado então o teclado QWERT que resolveu esse problema e continua sendo utilizado até hoje nos teclados dos computadores. Afinal de contas, nós seres humanos gostamos que as coisas pareçam com o que já estamos acostumados. Se você não percebeu, essas são as cinco letras da primeira linha de caracteres, de cima para baixo, no canto esquerdo do seu teclado.

À medida que o homem produzia mais e mais documentos, necessitou armazenar e preservar seus escritos. As primeiras bibliotecas surgiram na Babilônia e no Egito Antigo e eram depósitos de tábuas em argila e rolos de papiros. A biblioteca mais famosa da Antiguidade é a de Alexandria, no Egito. Já nessa época havia a preocupação com a organização e a recuperação da informação.

No século XVIII, na Europa, já existiam bibliotecas nas quais era possível ter acesso aos livros mediante o pagamento de uma taxa, pois até o século XX não existiam bibliotecas públicas gratuitas.

Mas o volume de dados, informações e conhecimento foi crescendo no século XX e as bibliotecas precisaram passar dos arquivos de fichas para os arquivos digitais. Hoje você pode pesquisar de casa se a biblioteca da sua Universidade tem disponível um determinado exemplar. Pode ainda comprar livros pela internet, sejam novos, sejam  usados. Há quem diga que se todas as páginas existentes na internet fossem transformadas em páginas de livros, isso resultaria em uma estante de 50 mil quilômetros.

Por outro lado, vivemos a nova geração do livro, o e-book onde  o papel não é mais necessário. Ele pode ser lido no desktop, no laptop ou no e-book reader que foi fabricado para ser muito parecido com um livro de papel.

Muitos fabricantes de bibliotecas virtuais (que só contêm e-book) apresentam como principal vantagem a portabilidade, apesar de o de papel também ter. Consideramos que a principal vantagem é o leitor poder comprar um e-book de qualquer lugar do mundo via internet e já sair lendo o livro. Não é preciso esperar o envio pelo correio. Basta fazer o download. Outra vantagem é o preço reduzido, já que não há custos de impressão, de logística, distribuição e de venda e entrega.

O e-book é protegido pelas leis de direitos autorais e, portanto, não pode ser modificado, copiado, plagiado, distribuído ou comercializado de nenhuma forma, sem a autorização do autor.

Passamos pela evolução da escrita e dos instrumentos para escrever. Lembre-se: escrever é um gesto aprendido, ninguém nasce sabendo. Portanto, guarde e conserve os desenhos e as primeiras letras escritas por seus filhos, pois em breve eles estarão teclando na rede mundial de computadores. [/private]

 

* Texto escrito por Angelo Volpi , Tabelião em Curitiba, escritor, articulista e consultor e Cinthia de A. Freitas, Professora Titular da PUCPR e Doutora em Informática.

Share This Post

Post Comment