Uma parceria entre a brasileira Recognition e a norteamericana Digital Check, com presença em mais de 100 países, resultou no desenvolvimento de uma solução denominada RDC (Remote Deposit Capture), que leva funções e recursos de bancos para o varejo e empresas em geral está sendo apresentada durante o Ciab.
O RDC brasileiro permite aos bancos instalar equipamentos e sistemas de depósito direto em clientes e levar facilidades no trato de documentos bancários e para o depósito de cheques. “Como acontece em outros países, a facilidade e custo baixo de se depositar diretamente da casa, escritório ou loja sem enfrentar filas eleva consideravelmente o número de depósitos, o que é uma vantagem competitiva para as instituições que oferecem essa facilidade”, explica Celso Furiani, presidente da Recognition.
Para o usuário do RDC, um dos principais benefícios é o de não depender do horário de atendimento dos bancos e não ser necessário deslocar um funcionário para fazer depósitos. “Isso resulta em redução de custos e segurança. Outro lado da queda de custos é que o varejista não precisar pagar um percentual sobre cada transação como acontece com o cartão de crédito”, explica Furiani.
Este novo modelo de negócios chega ao Brasil depois de comprovado sucesso em bancos norteamericanos, europeus e mexicanos. A Recognition é a empresa brasileira mais experiente e líder em digitalização e gestão de documentos para todo o setor financeiro e desenvolveu a versão do RDC para o Brasil com todas as especificidades e características únicas de nosso mercado.
O executivo ressalta ainda que, para os bancos, o RDC pode criar novos serviços, nova receita, aumentar o número de correntistas e de benefícios para os clientes e, ainda, oferecer um mix maior de serviços financeiros.