A GXS, empresa de serviços de integração B2B, disponibiliza o relatório da pesquisa Nota Fiscal Eletrônica Global - O Estado da Automação Mundial, desenvolvida pela PayStream Advisor e Puchasing Insight. A pesquisa foi co-patrocinada pela GXS e entrevistou 200 departamentos financeiros em seis regiões do planeta.
O relatório concluiu que, até o fim de 2013, haverá uma mudança significativa para a nota fiscal eletrônica. Atualmente, 16% dos departamentos financeiros recebem a maioria de suas notas fiscais eletronicamente e apenas 5% recebem mais de 75% das notas de maneira eletrônica. Dos departamentos ouvidos, 60% ainda continuam recebendo mais de 90% das notas em papel. No entanto, metade dos entrevistados revelaram que pretendem implementar a nota fiscal eletrônica no próximo ano e , 31% desses , pretendem chegar ao menos a 75% na forma eletrônica.
"A automação de contas a pagar por meio da nota fiscal eletrônica no lugar do papel é vista por muitos como óbvia. A redução de custos de processamento, aprovações mais rápidas e eliminação de papel são benefícios reais e convincentes", disse o CEO Henry Ijams, da PayStream Advisor. "Não é nenhuma surpresa saber que esses benefícios são confirmados por nossa pesquisa. Redução de custos, eliminação de papel e aceleração do ciclo de aprovação são as principais prioridades".
Entre os três principais motivos para o faturamento eletrônico, a pesquisa constatou que 56% dos entrevistados pretendiam reduzir o custo total de processamento, 43% eliminar papel do departamento de contas a pagar e 38% esperavam acelerar o ciclo de aprovação de notas.
Tanto globalmente, quanto nos Estados Unidos, a nota fiscal eletrônica foi classificada como o principal objetivo de automação em 2013. O pagamento eletrônico ficou em segundo lugar, escolhido por 22% dos entrevistados. Devido a vários fatores, o mercado global tem como principal objetivo suas metas de adoção, 50% contra 41% nos EUA. Uma série de fatores fora desse país estão levando à necessidade da nota fiscal eletrônica, como por exemplo o incentivo da Comissão Europeia para o setor público para assumir o faturamento eletrônico e a obrigatoriedade na América Latina.
Além disso, recentemente a PayStream lançou o Electronic Invoice Management: Going with the Workflow (Gestão de Nota Fiscal Eletrônica: Acompanhando o fluxo de trabalho), que apontou 2012 como ano-chave para a nota fiscal eletrônica. O relatório constatou que muitas grandes empresas já automatizaram sua atividade de nota fiscal; as pequenas e médias devem tornar-se o segmento de maior crescimento, com 13%. Além disso, verificou-se que o volume de faturas recebidas em papel também tinha diminuído de mais de 3/4 para um pouco menos de 2/3 do total.