Adoção de ferramentas digitais agrega agilidade e clareza às tarefas jurídicas
No Brasil, há mais de um milhão de advogados – são cerca de um para cada 190 cidadãos do país, de acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A estimativa leva em conta apenas os profissionais inscritos na Ordem, desconsiderando estagiários (26,6 mil) e suplementares (48 mil).
Por ano, o gigante mercado jurídico privado fatura cerca de R$ 50 bilhões. E, apesar de ser sólido, lucrativo e promissor por explorar as burocracias abundantes nos sistemas brasileiros e precisar se manter fiel às formas de atuação ditadas pelo Código de Ética da OAB, a modernização é necessária para que a crescente demanda de processos seja agilizada.
A atualização com auxílio da tecnologia vem em diversas maneiras para o dia a dia de um advogado – desde as novas formas de se comunicar até o uso de sistemas automatizados para a organização de informações.
Confira algumas das formas com as quais a tecnologia tem revolucionado o trabalho dos advogados.
1. Software de gestão para escritórios de advocacia
Uma das principais tecnologias já adotadas por escritórios são os softwares de gestão. Esses programas conseguem administrar todo o escritório como se fosse um negócio nos moldes de qualquer empresa, apresentando lucros e despesas, cadastro de clientes e de advogados, inadimplências, dentre outros importantes serviços, como mensurar o desempenho da empresa, a produtividade dos funcionários e a qualidade e a agilidade do atendimento.
2. Push de andamentos para processos jurídicos
Esta função pode estar embutida no software jurídico, ou pode ser oferecida separadamente. Ela permite a consulta automática a sites de diferentes tribunais. Essa automatização facilita o acesso a processos que estão em andamento, agilizando o trabalho do advogado.
Antes dessa possibilidade moderna, a consulta era muito demorada e prolongava ainda mais a espera do cliente por uma resposta.
3. Backups automáticos
Há uma imensa quantidade de informações cruciais para o futuro dos clientes nos computadores de uma equipe de advogados. Se algum tipo de pane ou erro ocorrer, é necessário ter certeza de que há a possibilidade de recuperar os arquivos. Com essa função, os backups são a solução para a segurança do armazenamento, já que é possível copiar e guardar informações em nuvens diariamente de forma automática.
4. Gráficos
A objetividade e clareza de um caso depende de dados organizados. Por isso, programas que auxiliam na criação de gráficos são uma das novas ferramentas essenciais para que os advogados consigam apresentar análises mais científicas.
5. E-mail gerenciado
Esta opção ajuda a comunicação ser mais eficiente e concentrada, já que o e-mail gerenciado permite a sincronização das caixas de entrada de diferentes endereços eletrônicos e o acesso a elas em qualquer lugar com disponibilidade de internet.