Console para Cadastro Positivo

Especializada em soluções automatizadas e serviços, a C&M Software desenvolveu, dentro da Plataforma Rocket - que processa, garante e automatiza os principais processos financeiros, operacionais e comerciais das corporações brasileiras - o Console de Cadastro Positivo. A ferramenta será lançada dia 18 de julho, em São Paulo, e tem três focos principais: BackOffice, vendas e risco.

Segundo Almir Carrion, diretor de assuntos institucionais da C&M Software, a proposta é aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, minimizar riscos no relacionamento com os clientes, atendendo instituições financeiras, seguradoras e os setores de Telecom, Energia, Gás e Varejo, conhecidos como “Utilities”. Para este segmento, o sistema permite um gerenciamento mais completo e eficaz das operações realizadas, a partir das informações de hábito de pagamento e compromissos assumidos pelos clientes. Para as Instituições Financeiras, somado às informações do SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central), possibilita aumentar a gama de produtos oferecidos ao seu público com mais assertividade. O Console também beneficia as empresas de e-commerce, pois suas funcionalidades contribuem para a redução drástica no charge back.

O executivo destaca que o Console traz informações essenciais para melhorar a decisão de negócios, de forma ágil e precisa, e que a solução está pronta para atender à demanda do mercado brasileiro, em que, a partir de 1º de agosto deste ano, será implementado o Cadastro Positivo para as instituições financeiras do Brasil, a partir do que prevê a Lei 12.414/2012, do Decreto 7.829/2012 e da Resolução 4172, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

O Console de Cadastro Positivo é totalmente adequado ao que propõe a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e foi desenvolvido a partir da tecnologia BPM (Business Process Management) Workflow da Plataforma Rocket.  De acordo com Carrion, são utilizadas informações públicas e privadas, recursos de inteligência artificial e redes neurais, e a ferramenta pode ser utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos no atendimento de demandas como: eliminação de atos de subscrição; renovação de contratos; análise de risco moral e de crédito; validação cadastral; identificação de perfis e de limites de crédito; cross selling e uma série de outras funcionalidades.

Funcionalidades

Dentro da Plataforma Rocket, o Console de Cadastro Positivo atua da seguinte forma: 

BackOffice: permite gerenciar a “troca de arquivos” entre a instituição financeira e a Câmara Interbancária de Pagamento (CIP), e entre a CIP e os Bureaus participantes. A troca ocorre dentro do layout previsto pela Febraban.

Risco: possibilita identificar o risco do cliente através das informações de hábito de pagamento e compromisso a partir de política pré-definida. Neste sentido, identifica, também, perfil de investidor ou tomador, gerencia os riscos de inadimplência e sugere limites a serem oferecidos aos clientes.

Vendas: oferece agilidade e assertividade na captação e cross-selling de produtos ao cliente ou prospect de uma empresa. Além disso, permite integração com sistemas internos e é parametrizável para mercados e produtos diferentes.

Vale destacar, também, que o Console de Cadastro Positivo:

Dispensa instalação, pois a plataforma é acessada via web por meio de login de acesso em área segura;

Possui total integração com sistemas internos da instituição;

Tem infraestrutura prevista na solução;

Permite a conversão do layout proposto pela Febraban para o layout de todos os Gestores de Banco de Dados (GBDs) participantes;

Realiza a captação eletrônica da autorização para compartilhamento dos dados do consumidor;

Possibilita a gestão de todas as trocas de mensagens, como histórico de crédito, contestações, autorizações, entre outras;

Traz informações de endividamento e hábito de pagamentos disponíveis nos principais Gestores de Banco de Dados do mercado;

Possui painel de controle gerencial e alertas para cumprimento de prazos legais.

No lançamento do Console, a C&M Software anunciará as condições especiais de comercialização do sistema. Entre elas, a empresa pode conceder até dois anos de isenção no uso do Console Cadastro Positivo, cobrando somente pelo Engine (programa de computador ou conjuntos de bibliotecas usado para simplificar o desenvolvimento de aplicações gráficas em tempo real).

O Console de Cadastro Positivo também será comercializado na modalidade pré-paga, dentro do Portal Rocket (https://rocket.cmsw.com.br/). Sem mensalidade, sem instalação e pautado em dados qualificados de cadastro, o portal tem diferentes consoles, conforme a necessidade de cada empresa.

 

Share This Post

Post Comment