Durante a pandemia, WhatsApp torna-se canal estratégico para PMEs gerarem pedidos online

Durante a pandemia, WhatsApp torna-se canal estratégico para PMEs gerarem pedidos online

A pandemia do novo coronavírus está impactando, diretamente, o faturamento dos pequenos varejistas de produtos e serviços. Com a flexibilização parcial do isolamento social, muitos pequenos e médios negócios tiveram que reinventar a forma de interagir e se relacionar com seus consumidores e o aplicativo de mensagens, WhatsApp, tem sido um grande aliado para isso. Segundo dados da startup voltada ao segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e de serviços, NerdMonster Digital Retail, nos meses de abril e maio, aferiu-se um aumento na ordem de 235% no número de cliques na opção de contato direto com os varejistas via WhatsApp por meio de sua plataforma de transformação digital para varejistas de produtos e de serviços.

Outro dado levantado pela NerdMonster Digital Retail mostrou que os atendimentos realizados pelo WhatsApp convertem-se até 65% mais em vendas que por outros canais mais tradicionais. Os pedidos feitos pela internet já eram um dos recursos utilizados antes da pandemia, porém, neste período, foram evidenciados para aqueles que não tinham tanta familiaridade com esta forma de consumir. "Durante este período de afastamento social, a proximidade dos consumidores junto a seus smartphones aumentou significativamente, e muitos se viram obrigados a adquirir novos hábitos mais digitais, assim como passar a efetuar compras por meio de aplicativos de delivery bem como por meio de conversas via WhatsApp", completa o diretor-geral da NerdMonster, Claudio Roca.

Este é um período de redescoberta, principalmente, para os pequenos negócios e também para as grandes redes, que passaram a utilizar outros canais para efetuar suas vendas. O WhatsApp, como plataforma de mensagens instantâneas mais popular no país, consolidou-se como primeira alternativa viável para viabilizar vendas e atendimentos diretos durante o período de pandemia. "Além de consolidar-se com os grandes, a tendência é a de, a médio e longo prazos, estabelecer-se como um dos mais importantes canais de atendimento e vendas especialmente para as PMEs - uma vez que até mesmo pagamentos financeiros poderão ser feitos por meio desta mesma plataforma", explica Roca.

Sites e domínios gratuitos - Com a finalidade de facilitar o contato entre o pequeno varejista e o seu consumidor, utilizando o WhatsApp como mais um dos canais para realizar pedidos online, o Movimento de Inclusão Digital do Varejo Nacional, SeuNegocioNoMapa.com, idealizado pela NerdMonster Digital Retail, está gerando sites locais e oferecendo domínios gratuitamente para pequenas e médias empresas. Nesta página é possível preencher as informações atualizadas do estabelecimento, incluindo o número de telefone e WhatsApp para contato. Dessa forma, é possível viabilizar o atendimento ao cliente, além de oferecer as opções de delivery (entregas) e/ou retirada no local, caso o estabelecimento tenha essas funções.

Neste site criado pelo movimento, o varejista pode, também, incluir uma opção de doação, para que sua comunidade local possa ajudá-lo financeiramente, diretamente em uma conta digital do estabelecimento. O SeuNegocioNoMapa.com conta, ainda, com ferramentas como a criação de fichas no Google Meu Negócio de forma fácil e desburocratizada e a realização de um check-up online gratuito que avalia a situação da presença digital do negócio, por meio de um bate-papo com o robô, nerd.bot .

Share This Post

Post Comment