Recentes inovações da EMC dão vida ao Data Lake

A EMC  anunciou um importante upgrade no EMC Isilon OneFS, novas plataformas Isilon e novas soluções que fortalecem o Data Lake, primeiro scale-out de nível corporativo do setor. Os novos produtos e recursos, que incluem suporte contínuo a HDFS, ajudarão os clientes a fomentar significativamente sua capacidade de receber, armazenar, proteger e gerenciar enormes volumes de dados não estruturados. Utilizando o HDFS para Data Lake, a EMC permite que os clientes tragam o Hadoop para seu big data, e não o contrário — evitando o tempo e os custos envolvidos na movimentação de petabytes de dados.Sam Grocott

Os Data Lakes estão ganhando popularidade como o repositório altamente redimensionável ao qual recorrer para armazenar dados de uma ampla gama de fontes, gerados por cargas de trabalho tradicionais e de última geração e consumidos em uma variedade de mecanismos sem necessidade de serem gerenciados por vários silos de armazenamento separados. Os Data Lakes são mais escaláveis que as atuais abordagens de consolidação e usam apenas um file system e um volume de Data Lake; além disso, com os atuais recursos do Hadoop, o Isilon Data Lake está pronto para a lógica analítica.

As novas ofertas de soluções, software e hardware EMC Isilon permitem aos clientes criar um Data Lake de scale-out de nível corporativo que utiliza o armazenamento EMC Isilon e serviços também de nível corporativo, inclusive proteção de dados, gerenciamento de dados, gerenciamento de desempenho e segurança. Como ponto central de sua oferta de Data Lake, a EMC redefiniu o NAS scale-out por meio de duas novas plataformas EMC Isilon – Isilon S210 e Isilon X410 – e do software OneFS, oferecendo o dobro do desempenho e muito mais agilidade em comparação a gerações anteriores.

Há muito reconhecido por sua escala quase ilimitada, o EMC Isilon lida facilmente com petabytes de big data em setores que criam volumes massivos de dados confidenciais que se correlacionam diretamente com seus resultados, inclusive mídia e entretenimento, serviços financeiros e ciências biomédicas. As novas ofertas EMC Isilon trabalham juntas para melhorar ainda mais a escala por cluster, desempenho, agilidade e economia nesses ambientes de enorme demanda.

As outras soluções criam “ilhas” de armazenamento cujo gerenciamento é difícil e oneroso, resultando em pontos de acesso intenso, ineficiência e utilização imprópria do armazenamento. Além disso, seu redimensionamento exige pesados recursos. O Data Lake habilitado para Isilon aceita vários protocolos e métodos de acesso, como NFS, SMB, NDMP, HDFS, OBJECT via ViPR e objeto nativo OpenStack SWIFT, e lida com cargas de trabalho tanto tradicionais (como diretórios de usuários e compartilhamento de arquivos) quanto de última geração (como lógica analítica, aplicativos de nuvem e sincronização/compartilhamento de dispositivos móveis).

 

Novo software e novas plataformas

O sistema operacional do EMC Isilon, OneFS, é um componente essencial ao NAS Scale-Out Isilon. A nova versão (OneFS 7.1.1) inclui o novo SmartFlash, um cache baseado em flash que permite aos clientes acessarem mais rápido seus dados, que podem chegar a um petabyte em apenas um cluster. O resultado é o desempenho otimizado com gerenciamento simplificado, eficiência de 100% em flash e latência reduzida para cargas de trabalho tradicionais e de última geração.

A EMC também liberou o Isilon S210 e o X410. O Isilon S210 executa até 3,75 milhões de IOPS por cluster e oferece configuração e implementação flexíveis, o que o torna ideal para altas cargas de trabalho transacionais em setores como mídia e entretenimento e serviços financeiros. O Isilon X410 oferece um aumento de 70% no rendimento a um custo por MBPS 33% menor e, devido a sua versatilidade, lida facilmente com a lógica analítica do Hadoop, computação de alto desempenho e aplicativos de arquivos corporativos.

 

Novas soluções de lógica analítica para big data do Hadoop

 

A EMC e a Pivotal também revelaram a Big Data Analytics Solution, fortalecendo a posição da EMC como líder do setor em infraestrutura de armazenamento Hadoop. A EMC é o primeiro fornecedor de NAS scale-out a integrar nativamente o HDFS para lógica analítica de big data e é o número um do mercado em armazenamento corporativo compartilhado para HDFS. A solução é oferecida como Data Lake Hadoop Bundle, fornecendo a capacidade de obter, rápido e facilmente, poderosos recursos de lógica analítica com as vantagens de custo de uma plataforma de scale-out altamente eficaz.  Da mesma forma, a VCE anunciou a VCE Ready Certification com a EMC Isilon para VDI scale-out e para lógica analítica do Hadoop.

O EMC Isilon OneFS 7.1.1, as plataformas de armazenamento S210 e X410 e todas as soluções estarão disponíveis em julho de 2014. Espera-se que o suporte a HDFS aprimorado e a protocolos do objeto OpenStack SWIFT estejam disponíveis no final de 2014.

Segundo Terri McClure, analista sênior, Enterprise Strategy Group,  “O ritmo da inovação no armazenamento de dados não estruturados acelerou significativamente nos últimos cinco anos. As arquiteturas de scale-out que costumavam ser consideradas tecnologia de ponta, e só eram usadas em computação de alto desempenho, têm sido aplicadas em operações essenciais de datacenter, dando-nos uma base sobre a qual criar novas soluções dimensionáveis de TI. Agora a EMC, com seu produto Isilon de última geração, está cumprindo a promessa de oferecer dados compartilhados entre aplicativos e acessíveis seja onde for e quando for.”

“A EMC tem mostrado seu compromisso de agilizar o design com as novas plataformas X410 e X210. Para isso, aumenta o desempenho e a capacidade do Isilon, dando às empresas como a nossa um espaço para crescer com inteligência. Nós tendemos a levar esses produtos bem além do que a maioria dos setores poderia experimentar, não apenas do ponto de vista do desempenho, mas também no uso real em produção. Como alguns de nossos colegas na área de mídia e entretenimento, já estamos oferecendo shows em 4K, o que tem um profundo impacto em nossa infraestrutura. Com os dados parecendo crescer exponencialmente, há muito poucas opções de plataforma às quais podemos confiar nossos dados e que podem nos dar o desempenho seguro para entregarmos nossos projetos no prazo. O Isilon é ágil o suficiente para otimizar muitos tipos diferentes de padrões de acesso, motivo pelo qual ele é o produto de nossa escolha”, disse \Saker Klippsten, CTO, Zoic Studios, cliente da EMC.

 Conforme Sam Grocott, vice-presidente de gerenciamento e marketing de produtos, EMC Isilon, “O Data Lake com scale-out Isilon é a estratégia da EMC para enfrentar o maior desafio de armazenamento do mundo: o crescimento dos dados não estruturados gerado por aplicativos tradicionais e de última geração. O lançamento deste novo conjunto de software, plataformas e soluções EMC Isilon foi projetado para ajudar nossos clientes a enfrentar esse desafio e, ao mesmo tempo, gerar resultados mais rapidamente e reduzir os custos.

Share This Post

Post Comment