Estudo da IBM aponta eficiência de data centers

Apenas um em cada cinco data centers ativos funciona no mais alto nível operacional e de eficiência e, portanto, pode ser considerado estratégico para os negócios. Essa foi a principal constatação do Global Data Center Study 2012, conduzido pela divisão de consultoria da IBM em parceria com a IDC. A pesquisa ouviu 365 executivos de TI de empresas de sete países (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, China e Índia) sobre as principais medidas de eficiência de um centro de dados, como operações de instalação e gestão, sistemas, armazenamento, rede, aplicativos, direcionadores de negócios, orçamento e governança.

Os resultados traçam um panorama do atual estado dos data centers em operação em todo o mundo e revelam que muitas empresas estão integrando novas soluções e tecnologias para modernizar e evoluir suas organizações – a maioria busca caminhos para garantir níveis adequados de eficiência e redução de custos, de forma alinhada aos objetivos de negócios.

O estudo também permitiu estabelecer quatro estágios que descrevem a evolução típica de um centro de dados em termos de eficiência, disponibilidade e flexibilidade: Básico, Consolidado, Disponível e Estratégico. De acordo com os entrevistados, 17% dos centros de dados ativos encontram-se no nível Básico, 32% no Consolidado, 30% no Disponível e apenas 21% são Estratégicos.

 

Share This Post

Post Comment