Inteligência Artificial e machine learning identificam fraudes com mais de 98% de precisão

Inteligência Artificial e machine learning identificam fraudes com mais de 98% de precisão

Não é de hoje que a Inteligência Artificial e o machine learning tornaram-se termos importantes no universo do combate a fraudes. De acordo com os pesquisadores da Cyxtera, provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas, sistemas inteligentes são capazes de identificar comportamentos criminosos com eficiência, alcançando taxas de precisão de mais de 98%. Segundo levantamento da empresa, os recursos também diminuem a ocorrência de falso-positivo, o que pode impactar diretamente o relacionamento das companhias com os clientes. 

Para os bancos, por exemplo, as consequências de usar soluções antiquadas de proteção antifraude são concretas: não acompanhar as necessidades dos usuários ou ser vítima de fraudes. Em ambos os casos, há o risco de perder clientes e oportunidades de negócios. 

“Em um mundo digital, os usuários esperam poder realizar quase todas as transações de maneira fácil, rápida e com o mínimo de fricção possível por meio do monitoramento de transações com Inteligência Artificial (IA). Equilibrar experiência de usuário e proteção forte de transações e logins é uma batalha constante para as instituições financeiras: um esforço que pode ter consequências importantes tanto para o banco como para os clientes”, analisa Michael Lopez, VP e gerente-geral de Total Fraud Protection da empresa. 

A DetectTA, solução de monitoramento de logins e transações da Cyxtera, por exemplo, combina regras fortes com algoritmos dinâmicos de machine learning para oferecer cobertura de todas as transações digitais. O motor de análise avançada usa informações sobre o contexto, como horário e local, e compara esses dados com o comportamento individual típico do usuário, bem como com tendências da população de usuários da organização. 

“Os clientes novos são protegidos já a partir da primeira transação, e os clientes antigos se beneficiam de maior proteção e menos falso-positivos. As instituições financeiras se beneficiam de maior segurança e menores custos operacionais, mantendo-se relevantes em um ambiente de banco digital em constante mudança”, finaliza Michael Lopez.

Share This Post

Post Comment