O Banco do Estado do Pará (Banpará) fechou um projeto com a IBM Brasil para gestão do crescente volume de dados da instituição. O projeto teve investimento de mais de R$ 2 milhões para reduzir em 3,5 vezes o tempo de processamento das transações do banco, de forma que as agências possam abrir as portas diariamente com informações atualizadas e com tempo suficiente para reprocessamento, de transferências monetárias, caso seja necessário.
O processamento realizado durante a madrugada estava chegando ao limite do horário de abertura das agências do banco e, em pouco tempo, a quantidade de dados ultrapassaria o tempo disponível para o processamento de transações, prejudicando o atendimento aos clientes do banco.
O setor financeiro é hoje um dos segmentos mais impactados pelo fenômeno do Big Data, termo utilizado para descrever o grande volume de dados gerados na era digital. Os bancos precisam lidar com a explosão de dados estruturados e não estruturados vindos de transações realizadas por clientes, centrais de atendimento, redes sociais, entre outras fontes de conteúdo relevante.
“A IBM nos apresentou uma solução cuja implantação era segura e de curto prazo, o que nos motivou a adotar a mudança de sistema”, afirma o diretor.
O Banpará aumentou o investimento na tecnologia da IBM e auementou seu gasto com soluções da empresa de R$ 800 para R$ 2,4 milhões nos últimos dois anos.”Além dos benefícios técnicos, também tivemos uma sensível melhora no clima interno, com a expressiva redução do estresse sofrido pelos funcionários, causado pela lentidão dos sistemas anteriores”, diz Eugênio Pessoa.
O ambiente de tecnologia do banco é composto por dois data centers, sendo o segundo apenas de contingência.
O principal desafio do projeto consistia em realizar a migração de todos os dados para os dois data centers em curto prazo, minimizando o impacto nas operações da instituição.
Assim, a equipe da Suporte Informática, parceria da IBM no Norte do país, aproveitou um feriado bancário para implementar o projeto.
"Com as facilidades oferecidas pela tecnologia IBM, a migração dos dados foi feita de maneira simples e transparente, sem gerar nenhum impacto na disponibilidade integral do sistema”, afirma Dário Ximenes, sócio-diretor da Suporte Informática, empresa responsável pela implantação do novo sistema.