Estudos recentes comprovam que a aptidão para o empreendedorismo no Brasil está em todas as áreas e em todas as regiões do País. Para se ter uma ideia, entre 1º de janeiro e 31 de julho, foram abertas no Brasil um milhão de novas empresas – 9,2% a mais que em 2011 e 43% a mais que em 2010, segundo a Pesquisa GEM 2011 - Global Entrepreneuship Monitor, divulgada recentemente. Isso quer dizer que ter o próprio negócio deixa de ser um sonho para se tornar uma realidade.
Só que, apesar dos números, construir e administrar um empresa não é uma tarefa fácil. É preciso controle, estratégias, administração de recursos e outros que definem o sucesso do empreendimento. Para auxiliar os novos negócios, bem como as pequenas e grandes empresas já existentes no mercado, a RCS disponibiliza no mercado uma ferramenta inédita de análise de dados e tomada de decisões, capaz de melhorar a gestão dos negócios de todos os portes e segmentos: o Business Intelligence – BI.
De acordo com o diretor da RCS, Ricardo Couri, este programa atua em paralelo com o sistema tradicional de gestão das empresas, fornecendo uma leitura simples de todos os dados internos e externos do empreendimento. “O sistema trabalha compilando dados e informações, analisando-os e desenvolvendo percepções, o que permite incrementar a tomada de decisões no ambiente empresarial.
O BI permite que as empresas transformem seus dados armazenados em informações estratégicas e gerenciais. “A solução que desenvolvemos não concorre com os sistemas de gestão do mercado. Atua em conjunto com eles, facilitando a leitura das informações e agilizando iniciativas dos empreendedores em direção ao crescimento, produtividade e rentabilidade do negócio. O BI possibilita também análises gerais ou selecionadas por produtos, filiais, representantes, regiões e outras características e permite a análise de múltiplos itens ao mesmo tempo, como, por exemplo, a performance de dois representantes em três regiões, vendendo determinados produtos”.
Segundo Ricardo Couri, por meio do BI, é possível fazer análises comparativas por período, as quais permitem checar se as operações da empresa estão sendo ou não eficazes. “Além disso, o programa disponibiliza gráficos e relatórios onde é possível visualizar quais produtos são mais rentáveis, e inclusive direcionar os esforços da equipe. Todos os dados são fornecidos, de forma simples e concisa, pela internet, dispensando ao gestor qualquer conhecimento de tecnologia”, finaliza.