A Dellcontribuiu com a NASA na mais recente missão para explorar o planeta Marte, por meio do uso de um robô – batizado de Curiosity – que pousou em território marciano na última segunda-feira (6/8). A Dell forneceu os servidores encarregados de analisar os dados responsáveis por garantir o pouso do equipamento não tripulado no Planeta Vermelho e assegurar uma parte essencial da missão, considerada a maior do gênero.
O projeto utilizou servidores Dell Power Edge, agrupados em dois clusters de computação de alta performance, ou HPC (High Performance Computing). Os equipamentos foram gerenciados pelo laboratório de lançamentos da NASA, baseado na cidade de Pasadena, na Califórina (Estados Unidos).
Na prática, por meio do cluster de servidores Dell, os pesquisadores puderam calcular, testar e validar todos os procedimentos necessários para o pouso do robô Curiosity em Marte. Os pesquisadores planejam usar as informações colhidas pelo Curiosity para estudar evidências de água em Marte e buscar provas sobre se o planeta já apresentou condições favoráveis à vida.