IBM anuncia nova plataforma de Blockchain para redes de fornecedores

IBM anuncia nova plataforma de Blockchain para redes de fornecedores

Chamada de Trust Your Supplier (TYS), rede tem foco em melhorar validação de fornecedores, onboard e gerenciamento de informações

A IBM e a consultoria Chainyard anunciaram nesta segunda-feira, 5/8, uma nova rede permissionada baseada em Blockchain com foco em melhorar a validação de fornecedores, o processo de onboarding e o ciclo de vida do gerenciamento de informações.

Além da IBM, também participam como membros fundadores da rede, chamada de Trust Your Supplier (TYS), as empresas Anheuser-Busch InBev, GlaxoSmithKline, Lenovo, Nokia, Schneider Electric e Vodafone.

“Essa iniciativa de Blockchain representa uma grande oportunidade para a Nokia realçar ainda mais a experiências dos nossos fornecedores e otimizar o processo de onboarding”, afirmou o VP de procurement da Nokia, Sanjay Mehta, em comunicado sobre a novidade.

Ao contrário de outras redes baseadas em Blockchain da IBM, que podem rastrear de tudo, desde a produção de alimentos até joias, da origem até o destino, não há o rastreamento de nenhum produto nesta nova plataforma distribuída.

“A TYS planeja adicionar funcionalidades extras com o tempo, à medida que a rede escalar”, afirma o managing director de Blockchain Ventures da IBM, David Post.

A TYS foi construída para funcionar como uma rede de Blockchain cruzada pela indústria para funções de procurement (aprovisionamento). O primeiro caso de uso da rede se relaciona apenas com validação e onboarding de fornecedores, segundo o executivo.

Métodos tradicionais de gerenciar fornecedores normalmente envolvem processos manuais incômodos, o que torna difícil verificar identidades e rastrear documentos como certificações ISO, informações de contas de bancos, certificações de impostos, e certificados de seguro durante o ciclo de vida de um fornecedor, aponta a IBM.

Ao usar uma abordagem descentralizada e uma trilha de auditoria imutável baseada em Blockchain, a TYS é feita para eliminar esses processos demorados e ajudar a reduzir o risco de fraude e erros. O objetivo final: conectividade sem atrativo através de supply chains (redes de abastecimento).

“Ao mudar...a validação e o onboarding de fornecedor para um processo que acontece no contexto de uma rede corporativa, a TYS vai impulsionar eficiências para compradores e fornecedores”, diz Post. “Os compradores vão entrar para a rede como participantes e poderão usá-la como uma maneira de melhorar processos de negócios essenciais para procurement à medida que a rede adiciona funcionalidades.”

A nova rede, que é construída sobre a Hyperledger Blockchain Platform, da IBM, e hospedada no serviço de cloud da empresa, atualmente está disponível de forma limitada com seus participantes já existentes. A IBM diz que planeja ampliar a disponibilidade da TYS mais para o fim do terceiro trimestre. A IBM conta com mais de 18.500 fornecedores ao redor do mundo; a companhia vai começar a usar a Trust Your Supplier ao longo dos próximos meses para fazer o onboarding inicialmente de 4.000 dos seus fornecedores dos EUA.

A IBM Procurement prevê uma redução entre 70% e 80% na duração do ciclo para fazer o onboarding de novos fornecedores, com uma redução potencial de 50% em custos administrativos dentro do seu próprio negócio, aponta a companhia em comunicado.

Como acontece com todas as redes de Blockchain privadas, apenas fornecedores permissionados podem acessar a rede Trust Your Supplier. Ela é feita para interoperar com os sistemas de procurement e redes corporativas já existentes dos compradores para trocar informações relevantes com fornecedores. Em vez de serem validados anualmente, os dados e informações sobre fornecedores são atualizadas continuamente na rede, o que aumenta a precisão em tempo real dos dados, de acordo com Post.

Fonte: https://cio.com.br/ibm-anuncia-nova-plataforma-de-blockchain-para-redes-de-fornecedores/

Share This Post

Post Comment