De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, atualmente, as ferramentas sociais e de mobilidade, os serviços na nuvem e as novas técnicas de gestão de informação são as famílias de tecnologias em mais rápida evolução. Suas aplicações e impactos nos negócios estão entre os temas que serão debatidos durante o Gartner Symposium ITxpo 2012, de 29 a 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Segundo os analistas do Gartner, as tecnologias nestas famílias estão se deslocando rapidamente em direção à maturidade – o que pode ser conferido no Hype Cycle de tecnologias emergentes, deste ano (veja abaixo). O Hype Cycle do Gartner é uma metodologia que fornece uma avaliação sobre a maturidade, os benefícios aos negócios e a futura direção de mais de 1900 tecnologias, agrupadas em 92 áreas tão diversificadas como big data, o conceito “a internet das coisas”, a computação in-memory e a impressão 3D. Os gráficos representativos, atualizados anualmente, têm sido usados desde 1995 para caracterizar o ciclo de adoção de tecnologias, que passa por entusiasmo excessivo, desilusão e eventual realismo até atingir uma produtividade madura. A análise do gráfico fornece orientação estratégica sobre quando as empresas devem fazer a adoção de uma tecnologia para maximizar seu valor para o negócio.
Traga o seu Próprio... Tudo
A indústria tecnológica tem falado muito sobre cenários nos quais qualquer serviço ou função estará disponível em qualquer dispositivo, momento e lugar. Isto tem sido impulsionado pela tendência de “consumerização”, que leva os funcionários das empresas a trazer seus aparelhos pessoais – seu próprio ambiente tecnológico – para o ambiente de trabalho. As principais tecnologias e tendências (aqui consolidadas em um único gráfico do Hype Cycle) incluem BYOD (traga o seu próprio dispositivo, na sigla em inglês), todos os tipos de smartphones e tablets, desktops virtuais hospedados na nuvem, baterias de longa duração e outras. Todas elas contribuindo para que as pessoas carreguem consigo sua “autonomia tecnológica”.
Mais Dispositivos Móveis, Mais Inteligentes
Os objetos inteligentes conectados a redes ajudarão as pessoas em suas vidas como cidadãos, consumidores, e profissionais. As novas oportunidades trazidas por estas tecnologias vão transformar a maneira como as empresas desenham sues processos de negócio. É possível incluir o acesso de funcionários, fornecedores, clientes e comunidades de interesse em qualquer ponto de um processo. O contínuo barateamento destes dispositivos alcança camadas cada vez mais amplas da população brasileira, levando as empresas a apostar na sua integração aos processos de negócio.
Big Data e Computação em Escala Global a Preços Baixos
Este cenário retrata um mundo no qual a visão analítica e o poder da computação são escaláveis e, do ponto de vista prático, quase infinitos. Este cenário se compõe com a capacidade de buscar dinamicamente qualquer informação na Internet para transformar a maneira como as empresas pensam usam (e administram) a informações em seus negócios. O desenvolvimento destes recursos permitirá o avanço significativo de capacitações importantes, como melhorar a percepção instantânea do comportamento dos consumidores, visando prever padrões futuros de interações para, por exemplo, aumentar o volume de negócios ou reduzir fraudes.