Certificação digital no Hospital Samaritano

A Certising e a E-VAL Tecnologia, ambas as empresas de soluções de certificação digital, desenvolveram projeto para a implantação do certificado digital no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), no Hospital Samaritano de São Paulo.

De acordo com as companhias, no último ano, foram contabilizadas 14.500 internações, 11.141 cirurgias e partos, 135.271 atendimentos de emergência, 1.334.654 de exames realizados e um total de 4.959 pacientes atendidos por dia.

De acordo com as companhias, o Hospital investiu R$ 400 mil no projeto e a prevê que esteja concluído até 24 meses, com a redução de 500 mil folhas de papéis que são impressas atualmente pelo hospital todo mês neste tipo de operação. “A certificação digital assegura, sob ponto de vista ético e legal, que a informação registrada somente nos meios eletrônicos é verdadeira, original (o papel impresso passa a ser a "cópia") e de autoria de quem a assina digitalmente. Além disso, possui meios que garantem que a informação ali gravada é imutável” , afirma o gerente médico do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Eneas Faleiros.

De acordo com a as empresas, a implantação do sistema permitiu a integração de 2.500 colaboradores e profissionais médicos no uso da certificação digital no PEP. Segundo o diretor comercial de soluções corporativas da Certisign, Decio Tomaz, a certificação digital possui soluções completas que permitem reduzir custos operacionais integrando-os ao aumento de segurança, tanto para o paciente quanto para os próprios hospitais. “Além disso, há ganhado de produtividade do corpo clínico e facilidade de acesso às informações. Quando implantado o processo com certificação digital, eliminam-se todos os esforços administrativos”, explica o executivo.

 

Share This Post

Post Comment