Social business é inevitável, mas exige cuidados

As mídias sociais estão a nossa volta desde 2004, quando os primeiros sites como Facebook, MySpace e Friendster ganharam popularidade. Depois vieram Twitter, blogs, etc. E mais atualmente o Pinterest e Whatsapp viraram moda. Mesmo assim, tirar lucro e estabelecer estratégias de social business é um desafio.  “É inegável que há uma miríade de oportunidades dentro do Facebook, mas ao mesmo tempo discutimos a quem pertencem aqueles dados todos e como fazer negócio de uma forma ética”, disse o diretor executivo Abradi – Associação Brasileira das Agencias Digitais, Alexandre Gibotti, durante o ECMSHOW3013, o maior evento de gestão da informação da América Latina.

Para a gerente de Comunicação Corporativa do Mcdonald’s, Alessandra Ber, as redes sociais são parte da rotina que as empresas precisam adequar. “Os consumidores e funcionários viram nisso um canal de comunicação e não há como ter 100% de controle”, destacou. A rede de fast food utiliza um pool de agências que controlam cada formato e estratégia nesses meios. Mas em casos de grande repercussão, outras áreas como o jurídico ou mesmo a cúpula da empresa pode ser alertada sobre o que ocorre nas mídias sociais. “Cada caso é diferente do outro e só entrando e participando é que se consegue entender como proceder”.

O COO (Chief Operation Officer) do Grupo IB, Clayton Melo, argumenta que o social business não irá esfriar e haverá uma maior fragmentação das redes. “Para trazer o social para o negócio, as empresas devem ter estratégia e comunicação eficientes”, disse.

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