Executiva tem como objetivo levar à região as melhores práticas do trabalho desenvolvido com os parceiros nos últimos dois anos
O SAS, líder global em Analytics, anuncia Daniela Fontolan como diretora de Alianças e Canais do SAS América Latina. A executiva chegou ao SAS em novembro de 2015 com a missão de desenvolver e expandir o programa de canais da empresa no Brasil junto aos parceiros integradores, por meio da ampliação de ofertas indiretas de soluções, além da aplicação de um forte trabalho de capacitação.
Em 2016, a área de Alianças e Canais do SAS Brasil obteve o melhor resultado em nível global, representando 23% das vendas totais da subsidiária. Com isso, Fontolan assumiu, em janeiro deste ano, os países do Cone Sul (Chile, Peru e Argentina) com o objetivo de levar as melhores práticas para essas regiões.
“O SAS tem uma característica de trabalho com parceiros, no qual eles são envolvidos no ciclo de vendas, mas não como revendedores. No Brasil, fizemos uma mudança em 2016, desenvolvendo o canal como revendedor, e que foi muito bem-sucedida. A ideia agora é replicar esse modelo nos outros mercados, com os ajustes necessários para cada região, e assim garantir ao SAS uma maior cobertura em toda a América Latina”, explica a executiva.
Segundo Daniela, o momento agora é de entendimento das características do México, Colômbia e Caribe, assim como a identificação dos canais na região. “O programa na América Latina conta com, aproximadamente, 130 parceiros e alguns terão atuação local e outros em toda a região”, conta.
Foco em novos parceiros e mercados
A ampliação do número de parceiros está nos planos da empresa. “Vamos atuar junto àqueles que melhor trabalham com nossas soluções, além de fazermos o recrutamento de canais que nos ajudem a cobrir indústrias como varejo, agronegócios e bens de consumo, onde há grande potencial de negócios para 2018”, diz a diretora, que hoje conta com um time de sete profissionais.
O setor público também segue no radar do SAS. “Em cada país, esse segmento possui características e exigências próprias. Por essa razão, os parceiros serão extremamente estratégicos para a companhia e os bons resultados já obtidos no Brasil servirão de base para a expansão do trabalho”, explica Daniela
Daniela Fontolan é formada e pós-graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. No setor de TI, iniciou a carreira na área de distribuição, pela Officer. Antes do SAS, a profissional atuou em empresas como CA, Microsoft, SAP e Oracle, acumulando mais de 20 anos de experiência no mercado de canais.