“Para alavancar os resultados de negócio com a implementação de Sharepoint, não basta automatizar a gestão do conteúdo na intranet da empresa; o que os CIOs precisam é voltar seus olhos às necessidades dos colaboradores”, afirmou Thiago Cruz Soares, diretor de novos negócios da Inpartec, empresa especializada na plataforma colaborativa da Microsoft, durante palestra no ECMSHOW SÃO PAULO 2013.

O SharePoint possibilita desenvolver soluções inteligentes para os mais diversos mercados por ser uma plataforma horizontal que oferece serviços como rastreamento de dados, processos para a gestão de documentos, fluxos de trabalho, análise de relatórios, websites e integração com aplicações e negócios.

“É possível criar uma plataforma híbrida, com serviços disponíveis em nuvem e no sistema da empresa, mas é preciso entender as reais necessidades do cliente”, frisou.

Como exemplo, o executivo citou o case de um portal desenvolvido exclusivamente para a Coca-Cola, que possibilitou a comunicação constante com os engarrafadores da companhia em todo o território nacional de forma rápida e segura na nuvem.

“Hoje há a mentalidade de que se o documento não estiver disponível online, o colaborador não vai conseguir realizar seu trabalho com êxito”, destacou.

Segundo ele, o SharePoint deve ser visto como o primeiro passo para a conexão integrada dos colaboradores de uma empresa. Atualmente, oferecer soluções customizadas para o cliente como dispositivos conectados à plataforma com base na correta estruturação do roadmap é o maior desafio do setor, explicou.