Lojas Cem investe em tecnologia IBM para aprimorar atendimento ao cliente

Lojas Cem investe em tecnologia IBM para aprimorar atendimento ao cliente

A rede Lojas Cem, que possui 210 unidades espalhadas pelo País, optou por renovar toda a sua infraestrutura de TI com soluções IBM. Com o objetivo de dar suporte ao crescimento dos negócios da companhia, a rede implementou um novo mainframe da companhia americana e uma solução completa de armazenamento de dados para apoiar seu plano de negócios para os próximos anos – a expectativa é que as operações cresçam 15% ao ano até 2015.

Com investimento total de R$ 3 milhões e gerenciando os dois projetos separadamente, em um primeiro momento a rede substituiu o antigo mainframe IBM – que já operava há 15 anos (a empresa trabalhava com tecnologia de mainframe IBM desde a década de 80) – pelo modelo IBM z114, um servidor que oferece mais facilidade de expansão e eficiência energética. Feita em apenas dois meses, a migração ocorreu sem nenhum impacto nas operações da rede e estendeu a vida útil dos aplicativos.

Em um segundo momento, já com o novo mainframe rodando todas as aplicações da rede, a empresa deu início à implementação de um moderno ambiente de contingência. A infraestrutura tem o objetivo de acelerar a capacidade de armazenamento do sistema e o acesso aos aplicativos, criar redundância e prover backup automático sem a necessidade de intervenção humana.

“A maioria das soluções que encontramos no mercado exigia comandos de um técnico para que o site de contingência assumisse por completo a operação do sistema em caso de queda”, afirma Roberto Benito Junior, diretor de TI da Lojas Cem. “O projeto da IBM é mais robusto e nos proporciona maior segurança. Nosso volume de vendas já estava colocando a antiga tecnologia no limite, e se o sistema caísse, a performance de toda a rede ficaria comprometida”.

A tecnologia IBM trouxe o suporte adequado à operação da Lojas Cem, além de proporcionar mais agilidade nas operações como um todo, o que reflete no atendimento direto ao cliente da empresa. O principal benefício é a performance do sistema, que ficou dez vezes mais rápido. “O projeto abriu um novo horizonte para soluções e aplicativos”, afirma o executivo, ressaltando que é a própria equipe interna da rede que desenvolve todos os softwares e aplicações que rodam no sistema (controles de estoque, de atendimento e CRM, entre outros). “Agora nossa equipe pode dar foco total na expansão do negócio, o que é essencial para nós”, finaliza Benito.

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