Companhia de Saneamento de Diadema utiliza informações geográficas para gerenciamento da rede hidráulica

A Companhia de Saneamento de Diadema (SANED), implantou com a empresa Imagem (líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas/GIS), um projeto de geotecnologia com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento da rede hidráulica e o atendimento à população. O investimento total foi de R$ 690 mil.

Dispondo de três reservatórios que abastecem mais de 380 mil habitantes em Diadema, em 2010 a SANED deparou-se com a necessidade de ter um banco de cadastro técnico atualizado que gerasse informações precisas e padronizadas para dois públicos: colaboradores, facilitando a avaliação de obras ou resolução de ocorrências; e cidadãos, facilitando o acesso às informações sobre o abastecimento de água na região onde moram.

“Chegamos à conclusão que investir na utilização de informações geográficas seria a melhor alternativa para atingir os objetivos traçados, pois anteriormente tínhamos apenas um cadastro técnico baseado em Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e a análise dos dados era bastante limitada para a nossa equipe técnica”, afirma Adriana Xavier, coordenadora de Informática da SANED.

Após a realização de um processo de licitação, a Imagem foi contratada como fornecedora dos serviços de geotecnologia. “A Imagem auxiliou na modelagem das novas regras de negócio da SANED e, principalmente, no apoio à implementação dos softwares”, complementa a executiva.

Share This Post

Post Comment