A Xerox e a McAfee anunciaram sua nova proteção contra programas nocivos (ou malwares) e vírus com o primeiro equipamento multifuncional em rede com o software McAfee Embedded Control, um sofisticado método de filtragem que permite a execução apenas de programas pré-aprovados. Apesar de ameaças de programas nocivos serem frequentemente associadas a computadores pessoais, A Xerox demonstrou aos participantes da conferência sobre segurança McAfee FOCUS 12 que qualquer equipamento em rede é vulnerável.
“Quando um equipamento multifuncional recebe dados e os processa para imprimir, copiar, escanear ou enviar por fax, ele se torna suscetível a ataques de malwares – uma suscetibilidade que muitas vezes é negligenciada”, afirma Tom Moore, vice president da área de Embedded Security da McAfee.
A solução da Xerox e da McFee simplifica processos para responsáveis pelas áreas de TI com o software incorporado no aparelho que controla o multifuncional (computador principal) para fornecer um alerta imediato e criar uma trilha de auditoria para seguir e investigar o tempo e a origem das ameaças à segurança – e tomar a ação adequada. Isso elimina a necessidade de os responsáveis de TI de ficar permanentemente atentos aos malwares e bloqueando-os proativamente.
Dados de pesquisas da Xerox e da McFee destacam a necessidade de segurança incorporada às redes com impressoras e multifuncionais. Em um grupo de trabalhadores de escritórios entrevistados neste ano, mais da metade (54%) afirmou que ou nem sempre segue as normas de segurança da companhia (33%) ou não conhecem as normas (21%) – colocando dados como de cartões de crédito de clientes, relatórios financeiros, e documentos sobre recursos humanos e impostos em risco. A pesquisa também mostrou que 39% dos funcionários que copiam, imprimem ou escaneiam informações confidenciais no trabalho se questionam (ao menos eventualmente) se a informação permanecerá segura na rede.