Apesar de ser um tema bastante discutido nos últimos anos, somente agora percebe-se o movimento das empresas brasileiras em incorporar nos seus quadros funcionais o Gestor de Educação Corporativa e Desempenho Organizacional. De qualquer forma, embora este fato aqui seja uma novidade, lá fora a função deste gestor já caminha para a consolidação.
Diante disto, seja no Brasil ou no exterior, as empresas já entenderam que o grande diferencial capaz de garantir a perpetuidade de seus negócios, é o investimento no desenvolvimento de seus colaboradores.
Tal necessidade é tão evidente que o papel deste gestor está em franca expansão, visto que sua função não se limita ao tradicional departamento de treinamento e desenvolvimento. O gestor de educação corporativa e desempenho organizacional é um profissional que compreende o mercado da empresa em que atua e direciona seus recursos para contribuir estrategicamente na conquista das metas, como alocar os talentos em projetos direcionados, onde seu potencial será melhor aproveitado, promover a disseminação e retenção do conhecimento, preparar pessoas para cargos de liderança e criar uma cultura de alta performance na organização.
Desta forma, o CLO, sigla de Chief Learning Officer, possui uma série de atribuições que vão além das estratégias focadas unicamente na capacitação dos colaboradores, como, por exemplo, a Gestão da Educação Corporativa, Gestão da Performance e a Gestão do Desenvolvimento de Pessoas, onde a sua atuação estende-se para a adoção de processos integrados, que vão desde o recrutamento, o desenvolvimento dos colaboradores, planejamento de carreiras e planos de sucessão.
O CLO busca compreender as mudanças culturais que ocorrem na empresa e fora dela, como a chegada da geração Y, por exemplo, na qual seus representantes tiveram o acesso à informação mais cedo e chegam ao mercado de trabalho com um repertório diferenciado, se comparado às gerações anteriores, e baseado nestas características, o CLO formula estratégias diferenciadas para desenvolver e elevar o desempenho destes colaboradores, além de adotar indicadores para mensurar este desempenho.
Com os negócios cada vez mais globais, este profissional é um estudioso das tendências e busca integrar os sistemas de gestão de aprendizado com o desempenho, adotando novas abordagens para a formação e desenvolvimento de pessoas, como a criação de universidades corporativas, o e-learning, a utilização de aspectos informais de aprendizado, como comunidades online, vídeos do youtube e bibliotecas virtuais, além de buscar o apoio de profissionais, como o coach, que auxilia os profissionais na conquista de níveis mais elevados de aprendizado e desempenho.
O CLO não possui uma formação específica, porém, como competências essenciais para a prática desta função, destacam-se: conhecimento sobre a área de negó cios da empresa, domínio de ferramentas e tecnologia, comunicação, conhecimento de estratégias de aprendizagem, visão de negócio, liderança e experiência com treinamento e desenvolvimento corporativo.
Diante desta nova realidade, o gestor de educação corporativa e desempenho organizacional chega às empresas brasileiras com um objetivo desafiador: transformar os ambientes organizacionais em ambientes de desenvolvimento humano, que possua a habilidade natural de atrair novos talentos, em um espaço colaborativo, inovador e de alta performance.
* Texto escrito por Marcelo Curbete, gestor da unidade de Educação Interativa da Benner Sistemas.