Prototipagem é o caminho ideal para começar um negócio digital

“Crie um protótipo, apresente para o  maior número de pessoas possíveis, colha feedbacks e adeque o images (3)produto a necessidade do consumidor. Só depois lance-o de fato!”. A orientação é de Cynthia Zanoni, fundadora da Think Digital, empreendedora e ativista de software livre, para quem quer começar um negócio digital. A especialista falou sobre o assunto no Conexão KingHost, evento online sobre empreendedorismo digital, promovido pela KingHost, empresa de hospedagem de sites, em sua palestra “Do protótipo ao negócio. Soluções para desenvolver protótipos de alto nível”.

Zanoni dá quatro orientações que, segundo ela, parecem básicas, mas são cruciais:

1.       Pesquise sobre o nicho: um dos erros mais cometidos por quem está começando um negócio é a falta de pesquisa e análise sobre o mercado em que deseja se inserir. Além de ser fundamental conhecer as soluções e serviços, que já existem, similares ao que está querendo desenvolver.

2.       Monte um esqueleto: esta é a etapa em que o protótipo é feito, e na qual é possível visualizar a interface do produto.

3.       Deixe as pessoas conhecerem seu produto: apresente o protótipo para o maior número de pessoas possíveis e não apenas para as mais próximas. Nesse momento é possível descobrir erros e inconsistências, fazer alterações e obter um feedback mais rápido antes mesmo de lançá-lo.

4.       Filtre o que é aplicável ou não: a palavra do cliente é importante, mas não é decisiva. Por isso, é fundamental ter um olhar analítico sobre todas as informações e críticas recebidas.

Além desse “caminho das pedras” objetivo, ela também orienta que o desenvolvimento seja feito em web app, pois trata-se de uma plataforma universal, que atende o maior número de pessoas. Cynthia salienta, ainda, que é importante contar com o profissional certo – o designer - para ajudá-lo em todo esse processo, que além de conectar conteúdo e pessoas, proporciona outros tipos de experiência, como a criação da identificação do cliente e o a criação de produtos que solucionem um problema.

Share This Post

Post Comment