Com o crescimento econômico brasileiro, aumento do poder de aquisição da classe média e crescimento das classes C e D, o acesso ao crédito também tem sido gradualmente facilitado. Isto demanda do varejista mais investimento para tornar o processo de concessão rápido, eficiente e seguro.
Nesse sentido, encontrar formas de otimizar este processo e reduzir custos, sem abrir mão da segurança necessária, está entre os grandes desafios das empresas desse setor. Um dos pontos para maior eficiência é agir no processo inicial, que conta com avaliação do perfil e dos documentos do cliente. Uma análise sem erros é o passo primordial para a consolidação efetiva do crédito ao consumidor.
Para facilitar esse processo, os varejistas buscaram na tecnologia opções para um melhor desempenho e agilidade aos clientes. Assim, cada vez mais, a digitalização de documentos, aplicada ao processo de concessão de crédito, ganha espaço na primeira etapa do processo de análise de crédito. Essa tecnologia aumenta a segurança e reduz a incidência de fraudes e autofraudes na formalização de propostas.
Para um melhor desempenho, a tecnologia de digitalização de documentos passou a ser aplicada de forma distribuída nos pontos de vendas dos varejistas, compartilhando dados e informações entre uma loja no Nordeste e outra unidade no Sudeste, por exemplo. Essa integração é extremamente importante para que as empresas se destaquem frente às concorrentes neste amplo mercado. A digitalização distribuída de documentos, de fato, chega para solucionar dilemas como morosidade e segurança.
A mesma tecnologia possibilita ainda uma alternativa eficaz para uma das questões mais importantes do mundo contemporâneo nas empresas: a sustentabilidade. A digitalização de documentos é a responsável, diretamente, pela redução da impressão e utilização de papeis. Ela também auxilia no corte de gastos com as cópias físicas dos documentos, que passam a ser “transportados” via Internet.
Como toda mudança estrutural para a consolidação do crédito destinado ao varejo, adotar a digitalização de documentos nas lojas e pontos de vendas é um processo que demanda um período de transição importante e preparo por parte das empresas.
Após redefinir as operações, os varejistas podem medir o retorno do investimento que chega instantaneamente com benefícios gerados às próprias empresas e aos clientes, como: corte de gastos desnecessários, aumento de segurança, agilidade e facilitações operacionais.
* Texto escrito por Alex Yamamoto, consultor da Acesso Digital.
Já em 2010 eu palestrei no ECMShow a respeito deste tipo de solução, usando como base o projeto de concessão de crédito implantado na Lojas Marisa. Os benefícios na utilização da captura distribuída na concessão de crédito são inúmeros. No nosso caso, baixamos o tempo de aprovação do crédito de dias para 3 minutos! Além de aumentar a segurança do processo significantemente.