Cisco lança solução de software para conexões de rede na nuvem

A Cisco apresentou um novo software e novas ferramentas para conexões de rede na nuvem que permitirão a provedores de tecnologia-na-educação-entrevistaserviços e empresas de web oferecerem aplicações com mais agilidade, automação e simplicidade, reduzindo o custo de operação das redes que os suportam. Estes benefícios serão possíveis por meio de inovações no sistema operacional de rede IOS XR da Cisco, que vão possibilitar a provedores de serviços tradicionais e da web a convergência entre seus data centers e suas arquiteturas de rede de longa distância (redes WAN), tornando sua infraestrutura mais programável e facilitando a integração com as configurações de TI e ferramentas de gestão mais conhecidas.

Desenvolvido em colaboração com empresas de web líderes mundiais e com base em suas melhores práticas operacionais, as inovações do Cisco IOS XR trazem conexões de rede na nuvem rápidas e simplificadas para todos os provedores de serviços. A Cisco também está disponibilizando três adições ao seu portfólio de roteadores Cisco System Network Convergence System (NCS), uma referência no setor.

Transformação digital abre novas oportunidades para provedores de serviços

A transformação digital dos negócios - o valor derivado da interconectividade de pessoas, processos, dados e coisas – tem gerado demandas sem precedentes nas redes dos provedores de serviços, fazendo com que os operadores busquem abordagens alternativas para suas arquiteturas, algo que ofereça mais agilidade, inovação e competitividade. De acordo com o Índice Global de Cloud da Cisco (2014-2019), divulgado em outubro, o tráfego total global de data centers deverá triplicar até o final de 2019 (de 3,4 para 10,4 zettabytes) - 83% do tráfego total de data centers virá da nuvem em 2019 (acima dos 61% registrados em 2014). Fatores como a proliferação de mais dispositivos de negócios e conexões máquina-a-máquina (M2M), bem como serviços mais escaláveis ​​e aplicações com necessidades maiores de armazenamento, serão responsáveis por novos requisitos de computação, especialmente a convergência entre data centers e redes WAN.

Novos recursos do IOS XR para Provedores de Serviços

Com os novos recursos do software IOS XR, provedores de serviços poderão agora operar suas redes com metade do custo total de propriedade (mais de cinco anos), se comparado ao modo atual de operação - e essas soluções irão também dobrar a eficiência e o desempenho da infraestrutura. Além disso, os clientes poderão alavancar seus investimentos em IOS XR migrando tranquilamente para conexões de rede na nuvem, seja com plataformas de hardware legadas ou novas.

O sistema operacional Cisco IOS XR, implantado em mais de 50.000 roteadores de rede em atividade, agora traz os seguintes recursos:

·         Modularidade de Software e extensibilidade, permitindo mais agilidade e inovação.

o   Maior agilidade de serviço com granularidade e atualizações automáticas

o   Automação convergente entre redes, TI e a hospedagem terceirizada de aplicações, como ferramentas padronizadas DevOps, Chef ou Puppet

o   Abertura par inovação no IOS XR com o Software Development Kit (SDK) e o DevNet, o programa global para desenvolvedores da Cisco

·         Automação em grande escala para maior eficiência operacional.

o   Programabilidade previsível de rede através de APIs baseadas em modelo de dados (YANG / OpenConfig)

o   Ampla flexibilidade de adaptação ao ambiente operacional do cliente (ou seja, qualquer modelo de dados, qualquer método de codificação, e qualquer método de transporte)

·         Visibilidade e controle granulados para proporcionar experiências aprimoradas e simplificadas ao usuário final.

o   Informação prática e contextual das redes graças ao acesso a extensos dados operacionais (com uma visibilidade altamente ampliada, por exemplo, em comparação com mecanismos como SNMP)

o   Programação de rede quase em tempo real com aprimoramentos nas soluções de roteamento projetadas para aplicações (Application Engineered Routing solutions), além de suporte ao mecanismo automatizado da rede WAN (WAE), para telemetria e engenharia de tráfego no roteamento segmentado.

Lançamentos no portfólio NCS (Networking Control System) incluem:

·         Cisco NCS 5000 Series, entregando até 40-80 portas de 10GE e 4 portas de 100GE

·         Cisco NCS 5500 Series, fornecendo até 288 portas roteadas de 100GE ao agregar WAN

·         Cisco NCS 1000 Series, suportando comprimento de ondas de 100/200/250Gb em distâncias superiores a 3000 km com a fibra existente.

Share This Post

Post Comment