Iniciativa conjunta do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS), CPqD, Fórum Brasileiro de IoT, com apoio da Provisuale, promotora da Futurecom, o Desafio IoT visa à capacitação de pessoas e empresas para promoção do empreendedorismo em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). E esta semana, conquistou mais um parceiro: a Telit, multinacional italiana especializada em IoT.
"A Telit possui o objetivo de auxiliar no fomento à inovação tecnológica. Para isso, estamos sempre próximos da comunidade de desenvolvedores e startups, com investimentos variados para garantir a capacitação profissional de engenheiros e empreendedores em seu processo de formação", revela Ricardo Buranello, VP da empresa italiana.
Ao falar sobre a importância do apoio da Telit ao Desafio IoT, José Vidal Bellinetti, entre os resultados da parceria, destacou o fato de que "cada um dos participantes inscritos na iniciativa receberá kits de desenvolvimento da empresa para que possam criar o seu próprio protótipo funcional, com chances de comercialização no mercado".
Lançado em 29 de outubro, durante a Futurecom 2015, o Desafio IoT está recebendo inscrições até 30 de novembro de 2015, por meio do website, onde constam a descrição completa do programa com as etapas e cronograma, regulamento e termos para a adesão, entre outras informações. O resultado do processo seletivo será divulgado via e-mail, para todos os inscritos, até o dia 11 de dezembro de 2015 e, em 16 de dezembro acontecerá, encontro presencial dos selecionados, na cidade de São Paulo, das 9h às 14h.
A ideia do programa é fornecer capacitação técnica de qualidade nessa área e, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo - de pessoas e empresas - em Internet das Coisas. "O papel principal do CPqD nesse programa é, justamente, capacitar tecnicamente os participantes para que possam desenvolver soluções inovadoras para problemas reais das cidades", explica Vinícius Garcia de Oliveira, responsável pelos processos de inovação da Diretoria de Redes Convergentes do CPqD - e organizador de uma série de webinars sobre IoT realizada recentemente pela instituição.
Gabriel Marão, do Fórum Brasileiro de IoT, destaca que o grupo selecionado, "receberá todo o suporte e terá acesso a recursos tecnológicos de nossos patrocinadores, via reuniões presenciais e online com a mentoria, com o intuito de verificar o progresso do projeto e realizar eventuais ajustes e melhorias advindas dos aconselhamentos".