Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é um conceito que abrange processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados de uma organização, para guiar tomadas de decisões assertivas.Ela é fundamental para todos os tipos de empresas, de todos os portes e segmentos.
O termo"Business Intelligence" não é novo efoi usado pela primeira vez em 1865, por Richard MillarDevens, em "Cyclopaediaof Commercialand Business Anecdotes". Devens usou o termo para descrever como o bancário Sir Henry Firnese lucrou recebendo e agindo em cima de informações sobre o ambiente, antes de seus concorrentes.
Quase um século depois, em 1958, o termo foi usado em um artigo pelo pesquisador Hans Peter Luhn.Ele empregou em um dicionário online a definição de Inteligência: "habilidade de perceber as inter-relações dos fatos presentes para ajudar a guiar a objetivos desejados".
Só na década de 70 é que o conceito de Business Intelligence como conhecemos hoje surgiu, junto com a evolução das formas de armazenamento e acesso a dados.Portanto,Business Intelligence não é uma tecnologia, uma ferramenta ou um software e sim um conceito. Mas, apesar de o BI não ser um recurso tecnológico, ele se utiliza da tecnologia em seu processo de desenvolvimento.
Veja como o BI auxilia as empresas através da utilização de dados:
• Descoberta de erros e problemas;
• Acompanhamento do desempenho;
• Otimização de operações;
• Análise do comportamento de clientes;
• Identificação de tendências de mercado;
• Comparação de dados com a concorrência.
A Inteligência Competitiva é a parte da Inteligência de Negócios que tem o objetivo de coletar, armazenar e analisar dados do mercado e da concorrência para gerar um diferencial competitivo e levar à tomadas de decisões inteligentes.Ela auxilia na análise do posicionamento da organização no mercado e noconhecimento sobre o ambiente em que ela está inserida.
Um sistema de Inteligência Competitiva é composto por identificação da informação necessária, coleta, análise e, principalmente, pela transmissão dessa informação aos tomadores de decisão.É importante ressaltar que todo o processo deve ser ético, para preservar a imagem da empresa entre as concorrentes e os clientes.
Então, podemos perceber que a identificação de tendências de mercado e a comparação de dados com a concorrência - que vimos anteriormente para mostrar a importância do BI - são parte da inteligência competitiva.
Como o BI e a análise empresarial apoiam a tomada de decisão?
Já vimos de forma breve o que é Business Intelligence e Competitive Intelligence. Agora, vamos ver o que é análise empresarial e como ela, junto com o BIapoiama tomada de decisão nos negócios. A análise empresarial ou diagnóstico empresarial é uma avaliação interna dos processos da empresa, para identificar forças e fraquezas e desenvolver soluções e ações para os pontos observados.
A análise empresarial faz parte da Inteligência de Negócios e auxilia na etapa de análise de dados. Ambas ajudam na tomada de decisões porque apresentam dados contextualizados, trazem previsibilidade, redução de riscos e conhecimento sobre o ambiente de negócios.
Como um ERP ajuda na Business Intelligence?
Sabia que um sistema ERP ajuda no desenvolvimento da Inteligência Empresarial? Como dissemos anteriormente, o BI não depende exclusivamente de tecnologias, ferramentas e softwares, mas eles são essenciais para seu desenvolvimento, pois permitem que os gestores e colaboradores vejam e entendam os dados com facilidade, mesmo sem conhecimento um grande conhecimento técnico. Então, alguns sistemas como o ERP, o CRM e o BPM são fundamentais para o processo de BI.
ERP é uma sigla que significa "Enterprise Resource Planning", traduzido como "Sistema de Gestão Integrado" e também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. Ele é um software que integra dados de vários setores de uma empresa e automatiza processos para ajudar o gestor a tomar as melhores decisões para o negócio. Em resumo, o objetivo do ERP é gerir os processos da empresa em uma plataforma única e integrada.