BPM uma perspectiva ética

Ele inclui ainda técnicas, métodos e tecnologias para implementar e alinhar os processos de negócios às metas da organização. Ele toma o estado das coisas e o transforma para um estado futuro ou estado que se deseja nas organizações. As perguntas que fazemos não são simplesmente o que se está fazendo hoje, mas como queremos fazer isso amanhã. 

[private] Existe um lado do BPM que às vezes é negligenciado. É o lado ético. Quando se implementa um projeto de BPM, vai mapear e documentar os processos correntes da empresa, vai procurar por ineficiências e caminhos para implementar o processo mesmo antes de aplicar tecnologias de automação.

Como se vai documentar e mapear esses processos, de repente você pode enfrentar uma situação onde tenha descoberto algo importante e, talvez, inadequado, que poderia ter um impacto pessoal em seus colegas e amigos. Quando o projeto estiver concluído, você pode optar por usar um software de Business Activity Monitor (BAM) para manter o controle de seus processos com a finalidade de aperfeiçoamento e melhoria, mas e se encontrar algo que parece fora de lugar? O que faria? É nesta hora que a ética entra no jogo.

Ética para a finalidade desta discussão é concentrar-se em fazer o que é certo. O sentido diz respeito ao que é correto mais do que é certo do ponto de vista jurídico. Às vezes o que ocorre pode ser legal, mas do ponto de vista ético, não é aceitável pela sociedade como um todo. Portanto, se você olhar o BPM de uma perspectiva ética, como e quando agirá quanto às questões dessa natureza?

O BPM muda a forma como uma organização faz seus negócios e terá impacto sobre os indivíduos dentro de uma organização, às vezes removendo-os completamente do processo. Terão como resultado, o aparecimento da etapa seguinte do processo. Cheques são digitalizados na boca do caixa e potencialmente destruídos. Os scanners são utilizados para capturar a imagem, cujo índice de seleção também capta o código MICR especial do lançamento de um sistema no processo do sistema de conexão do computador de um banco para outro, para verificação de fundo e sua transferência. Não há mais a necessidade do envio de malotes para pegar os cheques. Não há mais a necessidade de um departamento ter de comprovar a autencidade do documento ou a pessoa pelo microfilme. Tudo é feito eletronicamente e é muito mais eficiente.

A questão é que agora é muito mais pessoal. O que fazer com esses funcionários que não têm mais postos de trabalho por causa das mudanças? provavelmente oferecer-lhes novas capacitações e postos, a fim de aproveitá-los da melhor maneira possível.

Algumas perguntas devem ser feitas antes de tomar as medidas apropriadas quanto à metodologia a ser aplicada, com vista ao BPM ético, como:

  • Você já definiu as situações onde deverão incidir o controle da empresa de forma rigorosa?
  • Quantas e como são essas situações?
  • Você pode discutir os problemas com as partes envolvidas antes de tomar decisões?
  • Você acredita que sua posição será válida durante um longo período de tempo do mesmo modo que é agora?

Você precisa controlar a informação nos ambientes de negócios para garantir a melhoria e o crescimento da empresa. Para que acompanhe e tome as medidas necessárias é preciso entender que nunca poderá saber tudo, mas saberá somente aquilo que precisa para ter um controle suficiente sobre as medidas para evitar situações que possam pôr em risco a sua organização ou mesmo você. Além disso, é preciso compreender que as coisas nem sempre acontecem do jeito que se espera e que as pessoas nem sempre respondem da maneira que você necessita. Então é preciso fazer um esforço para demonstrar e provar que procurou identificar os principais riscos e os previu antecipadamente.

Quando descobrir algo que parece estar errado, reúna todos os fatos antes de agir, e lembre-se de que erros acontecem. O objetivo aqui deve ser o de reduzir ou eliminar qualquer incerteza e focar nas melhorias que vão beneficiar a organização como um todo. [/private]

 

* Texto escrito por Texto escrito por Bob Larrivee , Diretor da AIIM e consultor - Email: blarrivee@aiim.org  - Twitter:  @BobLarrivee

Share This Post

Post Comment