Localizado no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o Hunterdon Medical Center - hospital escola que atende a mais de 290 mil pacientes por ano, com base no Hunterdon Healthcare System - implementou em 2012 um novo sistema de gestão de perfomance hospitalar que conta com a tecnologia de análises de dados InterSystems DeepSee. Com o projeto, o sistema de saúde vem conseguindo ter acesso fácil e em tempo real a informações estratégicas, por meio de relatórios sofisticados que auxiliam no aprimoramento de seus serviços de saúde.
De acordo com Glenn Mamary, vice-presidente e CIO da Hunterdon Healthcare, o sistema de saúde deu início ao projeto com o objetivo de ter acesso às informações analíticas em tempo real, em um ambiente de TI composto por uma grande variedade de aplicações e centenas de interfaces de múltiplos fornecedores. “Normalizar os dados provenientes de diferentes sistemas e poder visualizar informações atualizadas era um grande desafio para nós”, afirma.
A busca por uma nova solução foi motivada, entre outros aspectos, pela crescente demanda por informações em níveis estratégicos em diversas áreas, entre elas clínica, administrativa e financeira. Além disso, as exigências de relatórios nas esferas local, estadual e federal se tornaram mais complexas do que nunca. “Para se ter uma ideia, o Hunterdon recebe pedidos de relatórios de 29 agências externas. Isso é um grande teste para nossa capacidade de gerar relatórios”, diz Mamary.
Após enfrentar os desafios da mudança, o que implicou no comprometimento dos profissionais do Hunterdon em utilizar a nova solução, o sistema de saúde já consegue observar alguns benefícios do projeto, embora ele ainda seja muito recente (foi iniciado no primeiro trimestre de 2012). “Nossos profissionais já descobriram que a capacidade analítica do DeepSee pode nos ajudar a não perder oportunidades importantes, que não eram detectadas quando nossas análises eram feitas com dados retrospectivos, e não em tempo real”, afirma o vice-presidente e CIO.
Com a nova solução, o sistema de saúde vem conseguindo monitorar de perto, e com base em dados seguros, alguns indicadores estratégicos como de readmissão por pneumonia, problemas de coração e infarto do miocárdio; indicadores clínicos de pacientes com trauma obstétrico, parto normal e sem instrumentos, falha respiratória pós operatória e mortalidade durante a estada no hospital. Também é possível agora avaliar a duração da estada por médico, diagnóstico e fonte pagadora.
Glen Mamary ressalta que, mesmo com pouco tempo de uso do InterSystems DeepSee, já é evidente que a informação que está sendo entregue será muito útil para atender às demandas das agências reguladoras. “O Hunterdon está em uma posição melhor para responder às agências com dados apurados e entregues em tempo real”, diz. “Além disso, há uma concordância entre todos os médicos que a possibilidade de acessar informações de pacientes em uma base única irá aprimorar os serviços de saúde que oferecemos”.
O executivo reforça também que a escolha da solução correta para um projeto de análise das informações na área de saúde é um fator crítico para o sucesso. “O DeepSee provou possibilitar desenvolvimento rápido e proporcionar uma busca por informações muito ágil eliminando qualquer necessidade de um repositório de dados separado”, finaliza.