A TIM e a Huawei anunciam hoje a implementação com sucesso de um novo backbone de alta capacidade com a solução Huawei OSN9800l. Com suporte de até 400G/1T, a plataforma da Huawei irá ampliar a capacidade de transmissão de dados da TIM, que poderá continuar a oferecer serviços mais inovadores e que melhorem a experiência no uso de dados para os clientes da operadora no Brasil.
Além de permitir maior largura de banda para serviços de telecomunicações, a tecnologia de 400G/1T da Huawei habilita as operadoras a oferecerem serviços de banda larga fixa e móvel de forma mais eficiente, incluindo conteúdo por IPTV (Internet Protocol Television) e conectividade móvel pela tecnologia de quarta geração LTE-Advanced.
O novo backbone possibilitará que a TIM atenda os requisitos de demanda de transmissão pelos próximos anos. A operadora atingiu, em setembro de 2015, um total de 278 cidades com cobertura de internet móvel 4G no país e projeta ultrapassar a marca de 400 até o final deste ano, chegando a uma área de cobertura equivalente a 58% da população urbana brasileira, o que representa cerca de 100 milhões de habitantes.
“Dentro do plano de expansão de infraestrutura e dando continuidade à estratégia de inovação com foco em qualidade, a parceria com nossa fornecedora de rede Huawei nos dará ainda mais capacidade e robustez para acomodar de maneira sustentável o forte crescimento do consumo e do tráfego de dados pelos usuários”, explica Marco Di Costanzo, diretor de Rede Móvel da TIM Brasil. “Prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinados à operação brasileira no triênio 2015-2017, que inclui a expansão da cobertura 3G e 4G e a melhoria da disponibilidade e da qualidade dos serviços de acesso à banda larga.”
“A Huawei e a TIM compartilham a visão de criar um mundo melhor conectado para seus clientes. Por meio de mais essa parceria, esperamos ajudar o mercado local a aumentar o acesso à sociedade moderna da informação com mais qualidade e velocidade”, diz Yao Wei, vice-presidente da Huawei do Brasil.
O novo backbone, conhecido como QUAD, cobre a área Sudeste do Brasil [ que inclui São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia ] e suporta a área com maior concentração populacional e tráfego do Brasil. A Huawei OSN9800 é a maior plataforma de geração de redes de transporte ótico (OTN, na sigla em inglês) e suporta capacidade 400G/1T, possui fácil manutenção, menor latência e melhor suporte para serviços 4K e conectividade LTE, além de estar pronta para integração com a tecnologia de redes definidas por software (SDN).