A M2Sys Tecnologia e Serviços, fornecedora de soluções e serviços de conversão, captura, tratamento e controle de transações por imagem, está apresentando ao mercado o Periplus, uma solução capaz de organizar e rastrear todos os documentos físicos e digitais de uma empresa ou órgão de governo. Além de criar regras claras de indexação e busca dos documentos, o Periplus permite também consultas e rastreamentos por parte do púbico externo, através de acesso via web.
O Periplus foi concebido para substituir documentos físicos no mundo da computação por imagens suportando a atual complexidade dos chamados ambientes de "big data". De acordo com Gisele Carvalho, diretora da M2Sys, a nova realidade das redes empresariais exige que as empresas convivam com toda a sorte de peças documentais, sejam elas convencionais ou não estruturadas, como mensagens de email, gravações originadas no call center e até mesmo interações comerciais ocorridas em redes sociais.
"Grande parte destes novos documentos necessita ser indexado, armazenado e facilmente recuperado, tanto para efeitos de negócio como para a segurança jurídica da empresa", afirma a executiva.
O Periplus é compatível com todas as normas arquivísticas Brasileira, e apresenta custos de implantação e propriedade menores que os de grandes pacotes criados para o mercado global. "Para maximizar o valor agregado da solução criamos um sistema que adere facilmente ao legado de TI das empresas e que está em conformidade com todas as exigências do Conarq (Conselho Nacional de Arquivística) e com as normas de certificação do ICP-Brasil", assinala Gisele.
A solução da M2Sys aponta todas as eventuais modificações ocorridas no documento ao longo do seu ciclo de vida, apresentando sempre a última versão e seu autor. Seu Workflow associa-se a regras que envolvem notificações de eventuais demoras ou interrupções no processo, definindo novas rotas, no caso de limite de tempo do trâmite de um documento.