Sua empresa teria coragem de adotar um “e-mail free day”?

Sua empresa teria coragem de adotar um “e-mail free day”?

Uma caixa de entrada abarrotada de e-mails pode significar que você é um profissional requisitado ou que sua empresa não tem a menor organização para se comunicar e deslanchar projetos. As mensagens eletrônicas têm sido um símbolo desse nesse mundo conectado do ambiente corporativo, porém têm trazido também alguns problemas. Um trabalhador gasta em média 28% de seu tempo produtivo lendo e respondendo e-mails e essa prática é considerada um dos principais fatores de estresse no trabalho, de acordo com alguns estudos.

O fato tem levado a algumas empresas adotarem o "email-free day", uma prática que é simples e, pelos resultados, parece ter alcançado seus objetivos. Não é só o estresse e o foco que voltam a padrões normais, a principal conquista de um dia sem e-mail parece ser o aumento da interação pessoal nas empresas. E isso tem trazido a reboque uma melhor colaboração e resolução de problemas internos.

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Em artigo publicado no noticiário FastCompany, um dos defensores da ideia, Scott Dockter, CEO da PBD Worldwide, indica que a adoção do "email-free day" numa sexta-feira traz aumento da produtividade no início da próxima semana. “Os funcionários ficam com suas caixas-postais limpas e as atividades prontas para a segunda-feira”, diz. Isso funciona muito bem já que, em sua empresa, a sexta é considerada um dia de menos movimento e sem prazo para resolver problemas pendentes. “Se isso não funciona na sexta para você, tente outro dia”, aponta.

Em outra companhia, naReliable PSD, a estratégia e um pouco diferente. Uma vez por semana os funcionários acessam o e-mail durante uma hora no início do expediente e mais uma hora no final do dia. “Quando seu programa fica constantemente aberto você se vê enrolado em responder uma mensagem, depois outra e isso parece nunca terminar. Dar essa parada ajuda no foco e na interação com clientes”, diz Louisa Levitt, co-fundadora da empresa. Thierry Breton, CEO da francesa de TI, Atos, chama o cenário atual de “poluição”. Ele averiguou que somente 10% das cerca de 200 mensagens que seus empregados recebem diariamente são úteis.

As críticas para o e-mail como redutor de produtividade não param e muitos de nós vivemos esse dilema constantemente. Adotar um “e-mail free day”, pelo menos para um teste, pode dar uma nova visão sobre os problemas da empresa e ajudar na busca de novas soluções. O mundo evoluiu e novas formas de comunicação estão no mercado. Ficar preso ao e-mail para algumas conversas internas parece cada vez mais uma distorção.

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