Plataforma digital conecta pessoas que querem doar ou trocar alimentos saudáveis

Tornar a alimentação do brasileiro mais saudável, combater o desperdício e reduzir o deslocamento em busca de tais produtos: ujtrês problemas resolvidos colaborativamente de uma só vez. A partir desse insight, e com a ajuda da tecnologia, a FarmSquare, uma ferramenta social para promover o acesso a frutas, legumes e verduras, chega com o objetivo de conectar diretamente quem cultiva os alimentos com quem procura por eles, sem intermediários. A plataforma surge em um momento em que o conceito de urban farming já é uma realidade brasileira, além, claro, da busca por uma melhor qualidade na alimentação.

 

O Brasil, hoje, é um país 84% urbano e 16% rural. Nos anos 70, era quase um empate: 56% das pessoas nas cidades e 44% no campo. A urbanização também trouxe outros problemas relacionados à alimentação como o desperdício, falta de acesso a alimentos saudáveis, entre outros. Nesse cenário, a popularidade do cultivo urbano cresce como opção para quem quer desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis.

 

"Feito por Amigos"

 

A plataforma surge com a missão de conceber uma comunidade que une pessoas e empresas em torno de causas importantes. A inspiração nasceu de um primeiro encontro da marca de sucos Del Valle com o apresentador Rodrigo Hilbert, dono de uma horta caseira onde produz alimentos para consumo próprio. Ele tentou algumas vezes doar o excesso da sua produção, mas sempre esbarrou na burocracia.

 

"Não é uma campanha, é de fato uma plataforma de longo prazo, que soma parcerias, com a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e nutritiva, ao mesmo tempo em que valoriza a relação direta entre as pessoas", explica Marcelo Pascoa, diretor de Creative Excellence da Coca-­Cola.

 

Além da Del Valle e do Rodrigo Hilbert, se juntam a FarmSquare parceiros como David Hertz, Chef, Empreendedor Social e fundador da Gastromotiva, a FLAGCX, parceira na concepção da plataforma, Niiez, estúdio de design e consultoria criativa e a CI&T, responsável pelo desenvolvimento da solução digital.

 

Para Roberto Martini, CEO da FLAGCX, FarmSquare é um exemplo de como a tecnologia pode simplificar progressos. "Usando a tecnologia para desintermediar conexões, nós conseguimos acelerar a mudança e a solução para alguns dos principais desafios da sociedade", destaca.

 

"Em parceria com a Del Valle/Coca­-Cola, a CI&T criou uma plataforma digital fundamentada em mobile first, social e material design do Google. Com recursos de geolocalização, chat online e imagem, o usuário é capaz de identificar e se comunicar com pessoas próximas interessadas em compartilhar alimentos, e ainda ver as condições dos produtos. É uma iniciativa de economia colaborativa e sustentável, inserida numa jornada digital com foco na conexão e no engajamento de pessoas para um consumo consciente", disse Leonardo Mattiazzi, vice-­presidente de inovação da CI&T.

 

Mesmo contando com casos de sucesso capitaneados por empresas como Uber e Airbnb - ­que utilizam a tecnologia para criar conexões diretas e resolver desafios da sociedade - até então não havia uma ferramenta que fizesse o mesmo para troca e doação de alimentos fazendo de Del Valle pioneira nessa alternativa.

 

Para lançar o projeto, foi produzido um vídeo em que Rodrigo Hilbert e outros produtores de alimentos, já cadastrados na plataforma, explicam a razão de ser e o funcionamento de FarmSquare.

Share This Post

Post Comment