O uso da vídeo entrevista como uma tendência em Recrutamento e Seleção

*Por Wagner Costa Santos

 

O uso da tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de Recrutamento e Seleção. Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam investir em opções que otimizem e aperfeiçoem este processo, tornando-o mais rápido e eficiente. Neste sentido, a vídeo entrevista tem se mostrado não só uma tendência, como também uma alternativa para reduzir custos e otimizar o tempo dos entrevistadores e dos entrevistados.

RH

Apesar de mais maduro quanto aos benefícios do seu uso, o mercado brasileiro ainda tem algumas restrições em relação a este tipo de entrevista. É preciso mudar a visão incorreta de que o vídeo tem por objetivo substituir a entrevista presencial. Na realidade, ele é só um passo adicional que complementa a etapa de triagem, trazendo diversos benefícios que comentarei no decorrer deste artigo.

 

Ao aplicar o vídeo, é possível reduzir o tempo da triagem que é gasto utilizando as ligações telefônicas. Ao invés de passar 10 minutos ao telefone fazendo perguntas ao candidato, basta solicitar as respostas por vídeo, analisá-las e assistir à gravação no momento que for mais conveniente, de forma rápida e prática. O pretendente à vaga que está empregado também tem a vantagem de poder gravar o vídeo fora do seu horário de trabalho, por exemplo.

 

Outra vantagem é que o vídeo evita entrevistas presenciais desnecessárias por permitir passar um “pente fino” no perfil dos candidatos, eliminando imediatamente aqueles que apresentam características que não podem ser identificadas apenas com a análise do currículo ou durante o contato telefônico, como uma boa comunicação, roupas adequadas ou a fluência em línguas.

 

Problemas que acontecem no decorrer do deslocamento do entrevistado como trânsito e fatores climáticos ocasionando atrasos ou até mesmo faltas, prejudicando o processo de Recrutamento e Seleção ao demandar ainda mais tempo do entrevistador, também podem ser evitados com a aplicação da vídeo entrevista.

 

E não é só isso, em tempos de crise como a que estamos vivenciando no Brasil, o vídeo faz o papel de aliado na redução de custos com viagens, nos casos em que é preciso entrevistar pessoalmente candidatos que moram em outras cidades ou estados, evitando que os participantes do processo tenham de investir em passagens.

 

Sem contar com a maior adesão do entrevistado, que também percebe vantagens neste modelo de entrevista, o que acaba causando uma empatia com a empresa contratante – uma grande preocupação nos tempos de hoje, já que existem as Redes Sociais como uma forma ágil e poderosa de difamar ou enaltecer determinada companhia. Os candidatos, principalmente aqueles das gerações Y e Z, as mais difíceis de agradar hoje em dia, consideram o uso do vídeo inovador, prático e atual.

 

Definitivamente, o vídeo deve ser parte integrante da estratégia das áreas de RH das empresas, e ser considerado essencial no processo de Recrutamento e Seleção, fazendo a diferença na agilidade, no custo e no tempo envolvidos nas etapas da busca por um profissional ideal.

 

*Wagner Costa Santos, Diretor do Compleo ATS.

 

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