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Hospital Santa Rita agiliza o atendimento a pacientes usando tecnologia IBM

O Hospital Santa Rita, instituição filantrópica com 43 anos de história e reconhecida em todo o Estado do Espírito Santo como referência em tratamentos contra o câncer, atualizou toda a infraestrutura de seu parque tecnológico com tecnologias IBM. Desenvolvido pela VixOffice, parceira comercial da IBM para a região, o projeto tinha como foco proporcionar mais agilidade aos processos internos do hospital e já mostra benefícios expressivos.saude_ti

A principal necessidade prática do hospital era aumentar a produtividade de seu ambiente de tecnologia, melhorar e tornar mais rápido o atendimento às demandas internas, que vão desde o agendamento de consultas e exames até o controle de estoque de materiais. “A nossa infraestrutura tinha alguns problemas de performance, processamento e backup – que por vezes exigia a suspensão das atividades do sistema central para ser concluído, o que impactava bastante o funcionamento de diversos outros processos –, além de não possuir mais recursos disponíveis para expansão e desenvolvimento de novos projetos que melhorariam ainda mais a experiência do usuário da instituição”, destaca Renzo Zerman, gerente de TI do Hospital Santa Rita.

Assim, a VixOffice desenvolveu um projeto que atualizou todo o parque de servidores e storage do Hospital Santa Rita, equipamentos essenciais aos serviços disponibilizados para os clientes, fornecedores e prestadores de serviço. A solução IBM incrementou a performance de acesso ao banco de dados e diminuiu expressivamente o tempo de resposta das consultas e rotinas diárias. Algumas atividades, como a do controle de estoque realizado pelo almoxarifado, que baixou de 45 minutos para 10, impactaram diretamente no trabalho das equipes internas.

Os novos sistemas possibilitam também a implementação de diversas melhorias nas atividades do hospital. Alguns exemplos que merecem especial atenção são: a implantação de uma nova versão de prontuário eletrônico para os médicos oncologistas, que entrou em funcionamento no final de 2013, e a instalação de um sistema de painéis, que integrará e disponibilizará informações e indicadores nas recepções, postos de enfermagem e centro cirúrgico do hospital Santa Rita.

Outro benefício do projeto é a segurança do novo sistema de backup. Antes, os backups eram sobrepostos e, como não havia tempo para gravação em fitas, os dados armazenados eram mantidos no mesmo local que o banco de dados principal. “Agora, os processos são concluídos em apenas três horas, não exigem que as atividades do sistema sejam suspensas e os dados são gravados em um sistema de armazenamento em fitas, o que proporciona mais integridade às informações da instituição”, pontua Zerman. As rotinas de fechamento mensal aumentaram sua performance em mais de 80% e houve melhora substancial na produtividade dos usuários.

Do ponto de vista técnico, agora o sistema disponibiliza recursos para a criação de novas máquinas virtuais e maior espaço em disco, além de estar totalmente preparado para ser replicado em outro data center e para aumento das atividades no futuro sem que seja necessário investir em novos equipamentos. O projeto implementado pela VixOffice no Hospital Santa Rita inclui três servidores System x3550 com processadores Intel Xeon M4, storage IBM Storwize V7000 com 2 gavetas de expansão, um sistema de armazenamento em fita TS3100 LTO6 e dois Switch SAN 24B.

 

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