Oracle lança o Java 8

A Oracle anunciou a disponibilidade do JDK 8, uma implementação pronta para produção do Java SE 8 Platform Specification recentemente aprovado no Java Community Process (JCP). Essa versão contém a maior atualização do modelo de programação Java desde 1996. O JDK 8 foi desenvolvido em colaboração na OpenJDK Community.java 8

A Oracle está também anunciando o Oracle Java SE Embedded 8, que aproveita os novos recursos do Java SE 8 e foi otimizado para sistemas mid-end e high-end incorporados.
O Oracle JDK 8 e Oracle Java SE Embedded 8 estão disponíveis para download.
O Java SE 8 e Java ME 8 estão em um caminho de convergência forte, com Java ME 8 programado para estar disponível até o final do outono.
Com uma plataforma Java 8 consistente em dispositivos incorporados, desktops, datacenters e na nuvem, os clientes podem implementar aplicativos mais rápido, processar e analisar dados em tempo real e agir em relação às ocorrências.
Aproveitando os benefícios multiplataforma do Java, as implementações Oracle Java Embedded são projetadas para aumentar a flexibilidade de hardware e de escolha de plataforma, permitir a portabilidade de aplicativos com mais facilidade e ajudar a prolongar o ciclo de vida de produtos.

 

Java SE 8

A versão Java SE 8 é o resultado do desenvolvimento que envolveu revisão aberta, compilações semanais e extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e membros da comunidade de desenvolvedores Java em todo o mundo por meio da comunidade OpenJDK e do Java Community Process (JCP).
O Java SE 8 contribui para maior produtividade do desenvolvedor e aumentos significativos de desempenho de aplicativos por meio da redução de boilerplate code (código clichê), melhores coleções e anotações, modelos de programação paralela mais simples e uso mais eficiente de processadores multicore modernos.
Os principais recursos do JDK 8 são o Project Lambda (JSR 335), Nashorn JavaScript Engine, uma nova API de data e hora (JSR 310), um conjunto de perfis compactos e a remoção da “geração permanente” da HotSpot Java Virtual Machine (JVM). Uma lista completa dos novos recursos e capacidades.O Oracle JDK 8 já alcançou desempenho recorde mundial em sistemas de quatro soquetes em servidores baseados em Intel da NEC e sistemas de dois soquetes em servidores SPARC T5 da Oracle, com uma melhoria de desempenho de 12% a 41% em comparação com o JDK 7 na mesma configuração Oracle (Detalhes de comparação da NEC, Detalhes de comparação da Oracle).
Novos recursos e melhorias do cliente Java também estão disponíveis como parte da mais recente versão JavaFX dentro do JDK 8. Veja algum deles: uma pilha específica de gráficos incorporada, novos controles de interface do usuário, um tema Modena, funcionalidade para permitir aos desenvolvedores incorporar conteúdo Swing em aplicativos JavaFX, novos recursos gráficos 3D e compatibilidade adicional com HTML 5.
Outro benefício é que a compatibilidade do Java SE 8 com versões anteriores da plataforma preserva os conjuntos de habilidades dos atuais desenvolvedores de software em Java e ajuda a proteger os investimentos nesta tecnologia.
Os desenvolvedores interessados em usar imediatamente a versão Java SE 8 podem fazer o download do NetBeans Integrated Development Environment (IDE) 8.0, que possibilitará o aproveitamento dos mais recentes recursos Java, assim como melhor compatibilidade com HTML5.
A equipe do Eclipse está trabalhando na compatibilidade Java SE 8 há quase dois anos e está dentro do cronograma para apresentar uma versão de atualização que coincida com o lançamento do Java SE 8 como patch do recurso para o atual Kepler SR2. A equipe anunciou que o Eclipse também incluirá compatibilidade com Java SE 8 no próximo lançamento do "Luna" previsto para junho de 2014.
A Oracle disponibilizará em breve um currículo de treinamento Java SE 8 atualizado Oracle para ajudar os desenvolvedores na transição para o Java SE 8 e na implementação das mais recentes melhorias da plataforma.
A Oracle está realizando ainda uma turnê mundial de Grupos de Usuários Java (JUGs) e planeja promover eventos atraentes, inspiradores e educativos para quase sessenta JUGs em mais de vinte países em seis continentes. O conteúdo técnico estará disponível para os JUGs, que são os evangelistas da tecnologia Java da Oracle.

 

Oracle Java SE Embedded

O Oracle Java SE Embedded 8 fornece uma plataforma de desenvolvimento para dispositivos incorporados e Internet das Coisas que inclui flexibilidade, portabilidade e recursos do Java SE 8. Uma lista completa dos novos recursos e capacidades do Oracle Java SE incorporados 8 está disponível.
O Oracle Java SE Embedded 8 dá aos desenvolvedores a oportunidade de utilizar três novos Compact Profiles no Java SE 8, que consistem em subconjuntos predefinidos da especificação de API completa do Java SE 8 e possibilita a criação de plataformas menores para dispositivos incorporados. Com essa versão, o Java SE agora pode ser implementado nestes equipamentos usando apenas 10 MB de footprint estática e 16 MB de RAM, duas a três vezes menor do que o Oracle Java SE Embedded 7.
O Oracle Java SE Embedded 8 está disponível em muitas configurações, incluindo Linux em ARM, x86 e PPC, e está otimizado para conselhos de comunidade populares, como o Raspberry Pi, assim como Sistemas-on-Chip (SoC) comerciais, como o Freescale i.MX 6 Series.
As ferramentas Java SE Embedded podem ser utilizados também para criar JREs (Java Runtime Environments) personalizados, com otimização de espaço para plataformas incorporadas.

 

Java ME 8

O  Java é a plataforma ideal para dispositivos inteligentes e uma excelente base para os desenvolvedores criarem novos serviços para IoT.

A versão Java ME 8 é uma atualização completa da atual plataforma Java ME e traz um grande conjunto de recursos inéditos e atualizados, que incluem: linguagem Java e alinhamento de API com o Java SE 8, compatibilidade com modernos protocolos da web, um modelo completo de aplicativos, avançados recursos de segurança e APIs padrão para turbinar o gerenciamento e a interação com um amplo conjunto de periféricos padrão.
Os importantes aprimoramentos do Java ME 8 foram desenvolvidos para acelerar o desempenho dos aplicativos, um aspecto especialmente importante em dispositivos menos potentes.
Esta versão traz a convergência entre Java ME e Java SE, para que o desenvolvedor tenha uma experiência mais coesa e possa reaproveitar uma quantidade maior de códigos entre as plataformas.
Os novos aprimoramentos à linguagem Java no Java ME 8 aproveitam os recentes recursos do Java SE para que os desenvolvedores escrevam códigos mais limpos e eficientes, que possam ser implementados em ambas as plataformas, e os novos recursos específicos incorporados da nova versão podem ajudar a reduzir e simplificar os ciclos de desenvolvimento.
O Oracle Java ME Embedded 8 será a implementação da Oracle do padrão Java ME 8. O Oracle Java ME Embedded 8 Early Access 2 já está disponível como tempo de execução binário para a plataforma de desenvolvimento Qualcomm 6270T (ARM9), Raspberry Pi (ARM11) e ST Microelectronics STM32F4DISCOVERY (ARM Cortex-M4).
O Java ME SDK 8 Early Access 2 comporta o desenvolvimento de aplicativos baseados no Java ME 8 Early Access em tempo de execução de emulação para o Windows 7, bem como nas plataformas de hardware compatíveis.
A Oracle Technology Network (OTN) e a Oracle Academy são patrocinadoras do IoT Developer Challenge, que dará aos desenvolvedores a oportunidade de ganhar uma das 12 viagens para o JavaOne 2014 que serão oferecidas aos participantes que criarem os melhores aplicativos Java Embedded. Além disso, até seis estudantes vencedores receberão laptops e vouchers de certificação. O prazo para envio do vídeo e do código do projeto termina em 30 de maio de 2014. Acesse Official Rules para obter os detalhes.
A OTN oferecerá também sete sessões gratuitas de treinamento no Java Embedded em março e abril. Os participantes inscritos poderão ganhar um pacote básico do Raspberry Pi.

Conforme salientou Nandini Ramani, vice-presidente de desenvolvimento de Java Platform da Oracle.   “Java é o padrão global para desenvolvimento e distribuição de aplicativos em qualquer lugar – de pequenos dispositivos até a nuvem. A convergência entre Java SE 8 e Java ME 8 oferecerá um ambiente coeso para o desenvolvimento, melhorando a produtividade dos desenvolvedores, o desempenho dos aplicativos e a capacidade de dimensionar corretamente a plataforma para desenvolvimento em uma gama ainda maior de casos de uso,” disse . “O lançamento do Java 8 apresentará recursos inovadores do Java SE 8 e Java ME 8, bem como demonstrará como as mais recentes versões da plataforma Java podem revolucionar o desenvolvimento de aplicativos, harmonizar a TI empresarial e turbinar a Internet das Coisas.”

“A ARM e a Oracle estão trabalhando juntas no sentido de definir e integrar os componentes de tecnologia a fim de tornar a Internet das Coisas mais viável para empresas e desenvolvedores,” afirmou Ian Drew, Chief Marketing Officer e vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios da ARM. “O Oracle JDK 8 é um exemplo de nossa colaboração e moverá os padrões e o ecossistema aberto, contribuindo para que os desenvolvedores criem aplicativos que irão de dispositivos inteligentes para IoT até servidores.”

Para engenheiro chefe da IBM, John Duimovicho:  “O lançamento do Java SE 8 demonstra a inovação movida pela contínua colaboração entre Oracle, IBM e outros integrantes da comunidade Java no OpenJDK. O Java SE 8 oferece aos clientes ganhos significativos em produtividade, escalabilidade e facilidade de manutenção, além de comprovar que eles podem continuar contando com a tecnologia Java para ampliar os negócios.”, finaliza

 

Fatos e números de Java

  • Nove milhões de desenvolvedores em todo o mundo.
  • Mais de três bilhões de dispositivos funcionam sob a tecnologia Java.
  • Mais de 125 milhões de dispositivos de mídia baseados em Java foram desenvolvidos.
  • Mais de 10 bilhões de Java Cards foram enviados desde que o produto foi lançado.
  • Java Magazine é uma publicação bimestral, disponível por assinatura gratuita nos formatos digital e móvel, que traz notícias, apresenta novos produtos e novidades sobre os aplicativos Java, com conteúdo técnico prático e didático. A edição de março/abril de 2014 inclui um extenso conteúdo técnico sobre o Java 8, com artigos sobre expressões Lambda, Nashorn, Compact Profiles, API de data e hora, Internet das Coisas, streams, anotações de tipo Java, e muito mais. Acesse oracle.com/javamagazine  e assine já a Java Magazine.

 

Share This Post

Post Comment