Computação em Nuvem está entre as prioridades dos executivos financeiros

A Adaptive Insights, fornecedora de soluções para o planejamento de negócios e de orçamentos, representada no Brasil pela ODE Peopleware, divulgou o resultado de uma pesquisa que aponta as prioridades dos profissionais de finanças que ocupam cargos de direção, os CFOs (chief financial office).CFO

O Adaptive CFO Indicator 2015 Q1 ajuda a compreender o perfil e os anseios dos CFOs modernos com base em uma consulta a 250 executivos dos Estados Unidos, e também ajuda a entender as expectativas dos profissionais em vários países, inclusive os brasileiros.

O estudo aponta um otimismo dos executivos, apesar da instabilidade mundial, com a maioria (75% dos entrevistados) prevendo a elevação do Dólar também no EUA. Além da cotação da moeda norte americana, os CFOs também apostam no aumento das ações das empresas (61% dos entrevistados), na queda dos preços dos combustíveis para 55% dos entrevistados. Mais da metade, 54% sinaliza para aumento global das despesas de capital e 42% acredita que a instabilidade da economia mundial irá se manter por mais tempo.

Como os CFOs convivem com a dinâmica dos negócios globais e volatilidade dos mercados verticais, as exigências no exercício de suas funções estão evoluindo. Em anos anteriores o papel do diretor financeiro foi principalmente centrado em torno de uma liderança forte focada em manter a qualidade dos relatórios financeiros, regulamentos e conformidades, gestão de riscos e controle de custos. Na era digital atual, onde as empresas competem mais usando dados e análises, os CFOs modernos e bem-sucedidos atuam em parceria com os CEOs e outros líderes empresariais da companhia para conduzir a transformação de negócios.

"Os CFOs modernos têm a oportunidade de ascender um patamar sem precedentes na criação de valor de sua posição na empresa", comenta Rob Hull, fundador e presidente da Adaptive Insights. "Promovendo a cultura da tomada de decisão ágil, orientada a dados vitais de negócios em toda uma empresa, os profissionais de finanças podem contribuir para criar uma vantagem competitiva significativa. O uso de tecnologias avançadas na computação em nuvem, como a plataforma Adaptive Insights, pode fornecer uma visão de 360 graus do passado, presente e futuro, permitindo alcançar o mais alto nível de desempenho do negócio".

O CFO de hoje

Monitorar cuidadosamente o cenário global

O mercado espera que os CFOs modernos estejam preparados para identificar os principais riscos econômicos e oportunidades de negócios. A pesquisa revela que eles devem estar atentos às tendências internacionais que afetam diretamente os negócios:
- 43% dos CFOs entrevistados indica que epidemias de doenças contagiosas, condições climáticas severas (31%) e instabilidade política global (30%)representam os principais riscos financeiros na economia atual;
-  54% aposta no aumento das despesas de capital, 45% prevê aumento das questões fiscais e tributarias em 2015;
- 40% acredita na continuidade da instabilidade econômica global;

Dependência da análise de dados para tomada de decisões
O Adaptive CFO Indicator aponta que os executivos de finanças atualmente dependem fortemente da sua capacidade de analisar informações críticas para atender às demandas de negócios e dos parceiros estratégicos;

- Aproximadamente 70% deles entende os insights de dados como estratégicos que influenciam as decisões de negócios. Outros 40% considera a capacidade de análise como uma das suas competências mais exigidas.
- 43% deseja fazer previsão financeira e planejamento da espinha dorsal estratégica da sua atividade global.
- 49% deseja ter visão 360 graus dos dados e negócios para melhorar as decisões empresariais
- 30% planeja melhorar as capacidades de forecasting e planejamento por meio de soluções tecnológicas
- 54% está expandindo funções primárias de sua equipe para incluir a análise estratégica. Esta é uma prioridade ainda maior para CFOs de companhias com receitas acima de US$ 1 Bi (70%)

Adoção da computação em nuvem entre CFOs é uma tendência crescente

- 25% dos CFOs reporta que a nuvem aumenta a colaboração entre as equipes e 25% afirma que ela reduz a dependência de TI, melhorando a análise das flutuações de mercado global através do acesso a dados em tempo real.

- 50% valida o valor estratégico de software em nuvem afirmando que considerariam trocar o Excel por uma solução baseada em nuvem.

Atuar em vários papeis

Os  CFOs preparam-se para ter várias funções, desde o controle de crise e gestão do mercado global, os CFOs modernos abraçam uma extensão mais ampla de responsabilidades:

- 76% se vê como um "navegador" bem equipado para orientar suas equipes de finanças através da flutuação das condições econômicas.

- 63% são peritos em gestão de crises, enquanto 52% atua como "bombeiro" ou "policial de trânsito".

- 38% das maiores corporações, com faturamento acima de US$ 1 bi também se veem como “meteorologistas corporativos” sobre o clima econômico e seu impacto no negócio.

Share This Post

Post Comment